quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Lançado em breve o concurso público para a instalação de internet fixa em todo o interior do país

 O estudo feito pelo Governo e a ANACOM concluiu que há 451 mil casas, empresas e propriedades sem rede banda larga


A informação foi avançada pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. “Haverá um despacho meu e do secretário de Estado da Digitalização que dará alguns dias à entidade que vai lançar o concurso para o fazer, uma vez que isto decorrerá em todas as regiões de Portugal continental e das duas regiões autónomas irá lançar este concurso formalmente. É um consorcio de entidades entre as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e os dois governos das regiões autónomas”.

O investimento global vai rondar os 425 milhões de euros. Na região Norte, o financiamento com fundos comunitários será de 50%. O restante será suportado pelas empresas que vencerem o concurso. Dentro de dois anos, 75% das zonas brancas identificadas terão que ter internet. “Terá que estar concluída em três anos embora 75% do esforço terá que ser feito nos dois primeiros anos”.

A instalação da banda larga tem que estar concluída em três anos. Foi ainda lançada a plataforma geo.anacom onde as pessoas podem ver a cobertura de rede em cada local. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário