De acordo com o presidente da associação humanitária, José Fernandes, nas comemorações da Padroeira dos Bombeiros, o número de socorros prestados aumentou em relação ao ano anterior e vai continuar a aumentar. “São ligeiramente mais do que o ano passado. O pico da natalidade foi nos anos 50 e 60, essa gente que nasceu neste momento tem 70 ou 80 anos, portanto são aqueles que estão a necessitar de apoio e é nestas idades que há mais necessidades”, disse.
Os bombeiros de Bragança vão contar com um orçamento de 3 milhões 166 mil euros. Superior ao anterior, uma vez que também haverá mais serviços a prestar. “O ano passado planeamos à volta de 2,8 milhões de euros. Desta vez prevemos arrecadar mais receitas em função do serviço que estamos a pensar executar, nomeadamente tem aumentado o transporte de doentes e o socorro”, adiantou.
Na cerimónia foram ainda inauguradas quatro viaturas, uma mota, duas carrinhas de transporte de doentes e um camião de comunicações.
O camião foi oferecido pelos CTT, mas teve que ser equipado para poder ser usada pelos bombeiros, através de financiamento do orçamento participativo da câmara municipal.
O comandante, Carlos Martins, falou de um equipamento de “topo”. “Tem uma grande inovação, tem internet ligado ao satélite starlink. É um dos grandes problemas que temos no combate aos incêndios, há várias zonas do nosso concelho onde não há nem rede de telemóvel, quanto mais internet. Para além disso, tem estação meteorológica, tem todos os equipamentos rádios que são usados pelos bombeiros, desde o SIRESP ao rádio de banda aeronáutica para termos comunicações directas com aeronaves, bandas do cidadão, bandas altas, bandas baixa, GSM, telefone fixo”, explicou.
O aniversário da Padroeira dos Bombeiros, Nossa Senhora da Conceição, celebra-se a 8 de Dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário