Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Fonte Aldeia: As suecas “Kraja” vão cantar na igreja paroquial

 No Domingo, dia 3 de dezembro, a igreja paroquial de Fonte Aldeia (Miranda do Douro) é o palco do concerto de Outono, interpretado pelo grupo de nacionalidade sueca, “Kraja”, um espetáculo que faz parte do festival “Ciclo de Música sem Tempo”.


À semelhança dos concertos de Outono anteriores, a atuação musical agendada para as 17h00 de Domingo, em Fonte Aldeia, tem o propósito de descentralizar a atividade cultural do município de Miranda do Douro e presentear as populações das várias localidades do concelho com eventos musicais.

Com esta iniciativa, o município de Miranda do Douro e a diocese de Bragança-Miranda estão também a divulgar e promover o património de cada localidade, contribuindo assim para uma maior atratividade turística do concelho.

Em Fonte Aldeia, vai atuar o grupo musical “Kraja”, criado em 2001 e constituído pelas músicas de nacionalidade sueca: Linnea Nilsson, Lisa Lestander, Frida Johansson e Eva Lestander.

No seu repertório, as “Kraja” apresentam temas originais e músicas tradicionais suecas e nórdicas, às quais acrescentaram o seu próprio estilo musical.

O nome sueco “Kraja” significa “encontrei o meu lugar”.

A visita deste grupo a Miranda do Douro insere-se no festival “Ciclo de Música Sem Tempo”, que consiste num evento internacional, dinamizado pela associação Cardo, nos municípios de Miranda do Douro, Santo Tirso e Esposende.

Nesta estadia em Miranda do Douro, as “Kraja” vão realizar ainda uma Oficina de Música, que consiste num encontro com o público e os músicos mirandeses para dar a conhecer os instrumentos musicais tradicionais da Suécia. A oficina está agendada para as 18h30, de sábado, dia 2 de dezembro, na Casa da Música Mirandesa.

Na perspectiva do professor de música, Paulo Meirinhos, o encontro com músicos de outros países, são oportunidades de aprendizagem e de enriquecimento musical, cultural e social.

“Estes encontros com músicos de outros países são como um alargar dos horizontes, pois permitem aprofundar o conhecimento musical. Para um músico é muito importante saber, por exemplo, que a gaita-de-foles também existe noutros países e tem características diferentes da nossa, desde os materiais utilizados na sua construção, as próprias peças e até a sua sonoridade”, explicou.

O festival internacional “Ciclo de Música Sem Tempo” foi criado com o objetivo de preservar, divulgar e promover a música tradicional.

Em Miranda do Douro, este festival conta com o apoio do município, através da Casa da Música Mirandesa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário