sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Base de sapadores florestais de Trás-os-Montes fica em Macedo de Cavaleiros

 Macedo de Cavaleiros foi a localização escolhida pelo ICNF para sediar a base de sapadores dos bombeiros florestais de Trás-os-Montes


Está agora a decorrer o processo de recrutamento de elementos para integrar esta força.

A nível nacional foram abertas 125 vagas. Apesar de para Macedo de Cavaleiros estarem destinadas 20, a base está dimensionada para 30 elementos, sendo o objetivo alcançá-los.

O contingente destinado para Macedo de Cavaleiros é o maior do país e a base será a maior do norte.

De acordo com o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, a escolha foi feita com base na centralidade do concelho. “O objectivo da base é capacitar a nossa região dos meios e de uma resposta mais capaz na prevenção estrutural e no combate aos fogos rurais. Aliada a outras valências que temos aqui no concelho, como o heliporto e toda a conjuntura de meios e infra-estruturas já existentes”, referiu.

O autarca congratula-se com a vinda desta valência, por considerar que trará uma maior segurança à população da região mas também da vizinha Espanha. “Estamos numa zona transfronteiriça e faz todo o sentido, não só termos a disponibilidade destas forças para o nosso território mas também para casos extremos em que poderemos intervir no território vizinho, quando sugerem a nossa cooperação”, vincou.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 24, podendo concorrer homens e mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, que tenham o 12º ano de escolaridade

O salário base ronda os 1000 euros, depois do estágio, e atingem a idade da reforma aos 55 anos.

O presidente considera ser uma saída profissional atractiva e conta que há até interesse de pessoas de fora do distrito.

“A prestação de trabalho na força de sapadores florestais é organizada de forma a assegurar um serviço de permanência 24 horas por dia, todos os dias do ano”, acrescentou Benjamim Rodrigues.

A base de Macedo de Cavaleiros ficará sediada no Parque Florestal.

As restantes 105 vagas estão abertas para Portalegre (14), Guarda (13), Proença-a-Nova (13), Olhão (9), Ponte de Lima (8), Viseu (8), Alcácer do Sal (7), Santarém (7), Águeda (6), Arganil (6), Marinha Grande (6), Vila Pouca de Aguiar (5) e Cabeceiras de Basto (3).

Os futuros profissionais ficarão na dependência do Comando Nacional do ICNF.

Escrito por Onda Livre (CIR)
Foto: ICNF

Sem comentários:

Enviar um comentário