Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Base de sapadores florestais de Trás-os-Montes fica em Macedo de Cavaleiros

 Macedo de Cavaleiros foi a localização escolhida pelo ICNF para sediar a base de sapadores dos bombeiros florestais de Trás-os-Montes


Está agora a decorrer o processo de recrutamento de elementos para integrar esta força.

A nível nacional foram abertas 125 vagas. Apesar de para Macedo de Cavaleiros estarem destinadas 20, a base está dimensionada para 30 elementos, sendo o objetivo alcançá-los.

O contingente destinado para Macedo de Cavaleiros é o maior do país e a base será a maior do norte.

De acordo com o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, a escolha foi feita com base na centralidade do concelho. “O objectivo da base é capacitar a nossa região dos meios e de uma resposta mais capaz na prevenção estrutural e no combate aos fogos rurais. Aliada a outras valências que temos aqui no concelho, como o heliporto e toda a conjuntura de meios e infra-estruturas já existentes”, referiu.

O autarca congratula-se com a vinda desta valência, por considerar que trará uma maior segurança à população da região mas também da vizinha Espanha. “Estamos numa zona transfronteiriça e faz todo o sentido, não só termos a disponibilidade destas forças para o nosso território mas também para casos extremos em que poderemos intervir no território vizinho, quando sugerem a nossa cooperação”, vincou.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 24, podendo concorrer homens e mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, que tenham o 12º ano de escolaridade

O salário base ronda os 1000 euros, depois do estágio, e atingem a idade da reforma aos 55 anos.

O presidente considera ser uma saída profissional atractiva e conta que há até interesse de pessoas de fora do distrito.

“A prestação de trabalho na força de sapadores florestais é organizada de forma a assegurar um serviço de permanência 24 horas por dia, todos os dias do ano”, acrescentou Benjamim Rodrigues.

A base de Macedo de Cavaleiros ficará sediada no Parque Florestal.

As restantes 105 vagas estão abertas para Portalegre (14), Guarda (13), Proença-a-Nova (13), Olhão (9), Ponte de Lima (8), Viseu (8), Alcácer do Sal (7), Santarém (7), Águeda (6), Arganil (6), Marinha Grande (6), Vila Pouca de Aguiar (5) e Cabeceiras de Basto (3).

Os futuros profissionais ficarão na dependência do Comando Nacional do ICNF.

Escrito por Onda Livre (CIR)
Foto: ICNF

Sem comentários:

Enviar um comentário