sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Centro Municipal de Proteção Civil de Bragança aumenta capacidade de resposta

 A Câmara de Bragança inaugurou hoje o Centro Municipal de Proteção Civil, que vai aumentar a capacidade de resposta municipal em situações de emergência, disse o presidente da autarquia, Hernâni Dias.


“Hoje em dia os municípios têm responsabilidades acrescidas nesta área. Criámos um espaço dedicado à Proteção Civil, onde podemos reunir com todos os agentes, quer locais, quer do comando sub-regional, quer aumentar a resposta em situações de catástrofe”, explicou aos jornalistas Hernâni Dias no final da sessão inaugural.

O espaço fica na zona histórica da cidade, na Rua de São Francisco, a poucos metros do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil Terras de Trás-os-Montes, e recuperou um edifício que já era posse do município.

Apesar de o espaço não ser “muito grande e não ter sido muito dispendioso”, respeitando a estrutura já existente, está pensado para dar total autonomia a quem o venha a utilizar, ressalvou o presidente.

O piso térreo está pensado para reuniões e trabalhos a realizar. Nos outros três pisos, há oito camas, balneários e cozinha, para acolher operacionais ou para alojamentos temporários em casos de catástrofe, como um incêndio, por exemplo.

Para Hernâni Dias, este é um reforço importante em termos de infraestruturas, uma vez que os municípios têm agora mais responsabilidades na Proteção Civil.

“Falo no abastecimento de água às populações, resposta em períodos de neve e gelo ou incêndios, coisa que não acontecia anteriormente. Temos que estar na linha da frente na resolução dos problemas dos nossos cidadãos”, enumerou Hernâni Dias.

O novo Centro Municipal de Proteção Civil é um investimento de cerca de 227 mil euros, comparticipado em 190 mil por fundos comunitários.

TYR // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário