Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Centro Municipal de Proteção Civil de Bragança aumenta capacidade de resposta

 A Câmara de Bragança inaugurou hoje o Centro Municipal de Proteção Civil, que vai aumentar a capacidade de resposta municipal em situações de emergência, disse o presidente da autarquia, Hernâni Dias.


“Hoje em dia os municípios têm responsabilidades acrescidas nesta área. Criámos um espaço dedicado à Proteção Civil, onde podemos reunir com todos os agentes, quer locais, quer do comando sub-regional, quer aumentar a resposta em situações de catástrofe”, explicou aos jornalistas Hernâni Dias no final da sessão inaugural.

O espaço fica na zona histórica da cidade, na Rua de São Francisco, a poucos metros do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil Terras de Trás-os-Montes, e recuperou um edifício que já era posse do município.

Apesar de o espaço não ser “muito grande e não ter sido muito dispendioso”, respeitando a estrutura já existente, está pensado para dar total autonomia a quem o venha a utilizar, ressalvou o presidente.

O piso térreo está pensado para reuniões e trabalhos a realizar. Nos outros três pisos, há oito camas, balneários e cozinha, para acolher operacionais ou para alojamentos temporários em casos de catástrofe, como um incêndio, por exemplo.

Para Hernâni Dias, este é um reforço importante em termos de infraestruturas, uma vez que os municípios têm agora mais responsabilidades na Proteção Civil.

“Falo no abastecimento de água às populações, resposta em períodos de neve e gelo ou incêndios, coisa que não acontecia anteriormente. Temos que estar na linha da frente na resolução dos problemas dos nossos cidadãos”, enumerou Hernâni Dias.

O novo Centro Municipal de Proteção Civil é um investimento de cerca de 227 mil euros, comparticipado em 190 mil por fundos comunitários.

TYR // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário