No concelho de Miranda do Douro, a aldeia de Paradela é considerada o ponto mais oriental do país. Está no extremo nordeste do território nacional e oferece um surpreendente miradouro, totalmente renovado: Penha das Torres, onde é possível observar o Douro a entrar em Portugal
Miradouro da Penhas das TorresFRANCISCO PINTO / LUSA |
Banhada pelos rios Fresno e Douro e localizada em plena fronteira com Espanha, Miranda do Douro está envolta pela região montanhosa e árida do Parque Natural do Douro Internacional. A paisagem reveste-se de especial interesse pelo caráter ainda muito selvagem e inexplorado, perfeito para desligar e estar em contacto com a terra e as gentes. Com vistas de cortar a respiração, conhecer Miranda do Douro é também apreciar as vistas a partir dos incríveis miradouros. Mais aos menos inacessíveis, é possível traçar um roteiro pelas “varandas” que não pode perder para apreciar a força da paisagem do Douro Internacional. Miradouro da Fraga Amarela, Miradouro da Freixiosa, Miradouro do Castrilhouço e Miradouro de São João das Arribas que pode alcançar-se no Trilho PR1 de 9 km, de dificuldade moderada, que parte de Miranda do Douro são pontos de passagem obrigatória. No roteiro deve também constar o Miradouro da Fraga de Puio, na aldeia de Picote, com uma incrível varanda envidraçada sobre a paisagem.
Miradouro da Penhas das TorresFRANCISCO PINTO / LUSA |
Para juntar a esta rota, o concelho de Miranda de Douro conta com dois novos locais para apreciar a beleza da paisagem, com direito a muitas fotografias. Em plena cidade, encontra-se o Miradouro da Rua das Arribas. De madeira tratada, aço e vidro foi inaugurado no final de setembro e convida a “deslumbrar-se com a magnífica vista sobre o Douro, a magnifica vista do famoso ‘2’, bem como observar a nossa fauna e flora”, anuncia a autarquia. Pergunte pelas lendas associadas ao “2” e observe o voo de grifos, águias de Bonelli, cegonhas negras e britangos.
Miradouro da Rua das ArribasCM Miranda do Douro |
Já no extremo nordeste do concelho e do território nacional foi inaugurada a renovação do Miradouro da Penhas das Torres. Localizado na aldeia de Paredela é considerado o ponto mais oriental do país. Deste ponto é possível observar o Douro a entrar em Portugal, ganhando o estatuto de rio internacional. Anuncia ainda o município que o “miradouro é um local muito atrativo, situado no extremo nordeste do território, no ponto mais oriental de Portugal, tendo o privilégio de ser aqui que se avistam os primeiros raios de sol”.
Miradouro da Rua das ArribasCM Miranda do Douro |
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, recordou que estes miradouros começaram a ser construídos no anterior mandato autárquico, mas houve a necessidade de os desmontar e refazer a obra por questões de segurança. "Temos agora, depois desta operação para melhoria das condições de segurança, dois equipamentos enquadrados na passagem, sendo que o miradouro da Penha das Torres, em Paradela, tem acesso para pessoas com mobilidade reduzida, através um passadiço em madeira, tornando-o mais inclusivo. O miradouro de Miranda do Douro é paralelo à rua das Arribas onde os acessos são mais fáceis para quem pretende contemplar esta paisagem natural única e que estão a ser muito procurados tanto por portugueses como por estrangeiros", acrescentou a autarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário