Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Aqui nasce o sol: conheça o novo miradouro em Paradela, o ponto mais oriental de Portugal

 No concelho de Miranda do Douro, a aldeia de Paradela é considerada o ponto mais oriental do país. Está no extremo nordeste do território nacional e oferece um surpreendente miradouro, totalmente renovado: Penha das Torres, onde é possível observar o Douro a entrar em Portugal

Miradouro da Penhas das TorresFRANCISCO PINTO / LUSA

Banhada pelos rios Fresno e Douro e localizada em plena fronteira com Espanha, Miranda do Douro está envolta pela região montanhosa e árida do Parque Natural do Douro Internacional. A paisagem reveste-se de especial interesse pelo caráter ainda muito selvagem e inexplorado, perfeito para desligar e estar em contacto com a terra e as gentes. Com vistas de cortar a respiração, conhecer Miranda do Douro é também apreciar as vistas a partir dos incríveis miradouros. Mais aos menos inacessíveis, é possível traçar um roteiro pelas “varandas” que não pode perder para apreciar a força da paisagem do Douro Internacional. Miradouro da Fraga Amarela, Miradouro da Freixiosa, Miradouro do Castrilhouço e Miradouro de São João das Arribas que pode alcançar-se no Trilho PR1 de 9 km, de dificuldade moderada, que parte de Miranda do Douro são pontos de passagem obrigatória. No roteiro deve também constar o Miradouro da Fraga de Puio, na aldeia de Picote, com uma incrível varanda envidraçada sobre a paisagem.

Miradouro da Penhas das TorresFRANCISCO PINTO / LUSA

Para juntar a esta rota, o concelho de Miranda de Douro conta com dois novos locais para apreciar a beleza da paisagem, com direito a muitas fotografias. Em plena cidade, encontra-se o Miradouro da Rua das Arribas. De madeira tratada, aço e vidro foi inaugurado no final de setembro e convida a “deslumbrar-se com a magnífica vista sobre o Douro, a magnifica vista do famoso ‘2’, bem como observar a nossa fauna e flora”, anuncia a autarquia. Pergunte pelas lendas associadas ao “2” e observe o voo de grifos, águias de Bonelli, cegonhas negras e britangos.

Miradouro da Rua das ArribasCM Miranda do Douro

Já no extremo nordeste do concelho e do território nacional foi inaugurada a renovação do Miradouro da Penhas das Torres. Localizado na aldeia de Paredela é considerado o ponto mais oriental do país. Deste ponto é possível observar o Douro a entrar em Portugal, ganhando o estatuto de rio internacional. Anuncia ainda o município que o “miradouro é um local muito atrativo, situado no extremo nordeste do território, no ponto mais oriental de Portugal, tendo o privilégio de ser aqui que se avistam os primeiros raios de sol”.

Miradouro da Rua das ArribasCM Miranda do Douro

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, recordou que estes miradouros começaram a ser construídos no anterior mandato autárquico, mas houve a necessidade de os desmontar e refazer a obra por questões de segurança. "Temos agora, depois desta operação para melhoria das condições de segurança, dois equipamentos enquadrados na passagem, sendo que o miradouro da Penha das Torres, em Paradela, tem acesso para pessoas com mobilidade reduzida, através um passadiço em madeira, tornando-o mais inclusivo. O miradouro de Miranda do Douro é paralelo à rua das Arribas onde os acessos são mais fáceis para quem pretende contemplar esta paisagem natural única e que estão a ser muito procurados tanto por portugueses como por estrangeiros", acrescentou a autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário