terça-feira, 5 de março de 2024

Retratos da Terra de Miranda distinguidos por profissionais de fotografia

 A Associação Portuguesa dos Profissionais de Fotografia (APPImagem) distinguiu a obra do fotógrafo mogadourense David Rodrigues, pelo trabalho “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” que congrega oito instantâneos captados na Terra de Miranda.


“Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” é um trabalho de fotografia que visa reunir uma coleção sobre "a beleza e a autenticidade da comunidade da Terra de Miranda", em resposta ao desafio lançado pela presidente da câmara Helena Barril.

Em declarações à Lusa, David Rodrigues disse que foi uma experiência transformadora que se traduz em imagens que contam histórias, testemunham a vida local e capturam a essência da região.

“O percurso deste trabalho de recolha foi marcado por emoção e inspiração. Cada retrato é mais do que uma simples imagem - é um testemunho do poder da fotografia em unir e preservar memórias”, indicou o fotógrafo transmontano.

David Rodrigues identifica-se com “a fotografia natural e espontânea à mercê da mistura do clássico com o criativo", num mercado cada vez mais exigente.

“Faço da minha fotografia uma arte em que apenas é preciso a alma e o coração”, vincou o profissional de 29 anos.

O trabalho de David Rodrigues passa agora a estar representado na "coleção de honra" da APPImagem, como indica o seu presidente, Helder Couto. Este acervo será alvo de várias exposições.

“Com uma participação notável, David Rodrigues submeteu cinco obras à avaliação do júri, das quais quatro receberam méritos e uma foi diretamente selecionada para a prestigiada coleção de honra”, disse o responsável por esta associação de profissionais da fotografia.

Além dos prémios individuais por imagem, a série de David Rodrigues, no conjunto, também foi distinguida como "Coleção de Qualidade Fotográfica".

O prémio reconhece a série “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra”, com imagens que respiram vida e capturam a essência de uma região rica em cultura e tradição, como testemunho do "talento e dedicação" do fotógrafo natural de Mogadouro, no distrito de Bragança.

“A participação do David Rodrigues nas qualificações da APPIMagem não apenas reforça sua posição como um talento em ascensão na comunidade fotográfica, mas também destaca o compromisso desta coletividade de fotógrafos e imagens em reconhecer e promover o talento nacional”, explica a organização.

A APPIMagem é uma associação reconhecida nacional e internacionalmente, dedicada à formação e valorização dos profissionais da imagem em Portugal que procura "incentivar a excelência e o desenvolvimento contínuo" dos seus membros na área da fotografia e vídeo.

FYP // MAG
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário