quarta-feira, 1 de maio de 2024

Feira de Artesanato mostra evolução das cantarinhas tradicionais para as contemporâneas e inovadoras

 Entre hoje e domingo a Praça Camões, em Bragança, recebe a Feira de Artesanato, com 68 expositores de todo o país, a maioria oriundos do distrito.


Também as célebres cantarinhas estão representadas, com as tradicionais de cerâmica, nomeadamente as produzidas por Maria de Lurdes, e outras mais atuais que acompanham os tempos, recriadas pelo arquiteto Mário Ortega. “A nossa marca trabalha com madeira e esta técnica de corte da madeira, e pensamos que a tradição e a forma de a fazer está em vias de extinção, ora uma das formas de a preservar é inovar. Por isso temos como ponto de partida a tradição, mas transformar e inovar para uma nova cantarinha que esperamos possa vir a ser um novo símbolo da feira, da cidade e da região”.

Além das cantarinhas e de outro artesanato de cerâmica, também está presente o bordado mirandês, bonecos de trapos, instrumentos musicais, máscaras e artigos de vestuário para crianças e adultos, e muito mais.

A Feira das Cantarinhas, a mais conhecida de Bragança, realiza-se entre sexta-feira e domingo e conta com cerca de 400 expositores espalhados pelo centro histórico da cidade e na zona da feira semanal.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário