Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Feira de Artesanato mostra evolução das cantarinhas tradicionais para as contemporâneas e inovadoras

 Entre hoje e domingo a Praça Camões, em Bragança, recebe a Feira de Artesanato, com 68 expositores de todo o país, a maioria oriundos do distrito.


Também as célebres cantarinhas estão representadas, com as tradicionais de cerâmica, nomeadamente as produzidas por Maria de Lurdes, e outras mais atuais que acompanham os tempos, recriadas pelo arquiteto Mário Ortega. “A nossa marca trabalha com madeira e esta técnica de corte da madeira, e pensamos que a tradição e a forma de a fazer está em vias de extinção, ora uma das formas de a preservar é inovar. Por isso temos como ponto de partida a tradição, mas transformar e inovar para uma nova cantarinha que esperamos possa vir a ser um novo símbolo da feira, da cidade e da região”.

Além das cantarinhas e de outro artesanato de cerâmica, também está presente o bordado mirandês, bonecos de trapos, instrumentos musicais, máscaras e artigos de vestuário para crianças e adultos, e muito mais.

A Feira das Cantarinhas, a mais conhecida de Bragança, realiza-se entre sexta-feira e domingo e conta com cerca de 400 expositores espalhados pelo centro histórico da cidade e na zona da feira semanal.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário