quinta-feira, 25 de julho de 2024

Jovens belgas voluntários requalificam espaços rurais no Parque Natural de Montesinho

 Ao longo deste mês, Bragança acolheu 84 jovens voluntários de nacionalidade Belga que vieram fazer a requalificação de espaços rurais


Têm entre 17 e 26 anos e vêm há 27 até à região, através do Serviço de Voluntariado Internacional, sediado em Bruxelas. Estes jovens têm vindo normalmente em Julho, durante duas semanas.

Nicolas Wodon explicou que têm desenvolvido vários trabalhos. “Fomos divididos em três grupos diferentes, um grupo ficou na igreja da aldeia e ficou encarregado de pintar os muros de toda a igreja e as portas, tratamos do cemitério e também de estela que restaurámos. Tirámos as ervas daninhas e lixámos as paredes para garantir que tudo ficasse magnífico como era anteriormente”, contou.

Esta iniciativa de voluntariado tem vindo a ser desenvolvida, anualmente, no Parque Natural de Montesinho. Até ao momento, recebeu cerca de 1500 jovens de várias nacionalidades.

Este ano, vieram dois grupos de belgas. A tranquilidade, o convívio com os locais e as paisagens são a recompensa pelo trabalho desenvolvido.

Susana Abrantes, técnica superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, explicou que as actividades programadas são articuladas em conjunto com as juntas de freguesia e o Serviço de Voluntariado Internacional. “Em conjunto com o Serviço de Voluntariado Internacional organizamos o projecto, preparamos as diversas actividades e depois em conjunto com os presidentes de junta vemos aquilo que há necessidade, ou de recuperar, ou de fazer de novo, ou ajudar nas aldeias colocamos no papel e propomos ao Serviço de Voluntariado Internacional o qual faz a divulgação”, disse.

Esta iniciativa traz vários benefícios para as freguesias. O presidente da União de Freguesias Sé, Santa Maria e Meixedo, Telmo Afonso, conta que para além do trabalho, estes jovens voluntários dinamizam as aldeias maioritariamente envelhecidas. “As aldeias têm cada vez mais população com mais idade e, portanto, quando temos aqui 20 ou 30 jovens durante 15 dias no meio destes idosos é uma alegria e uma festa, além do trabalho voluntário que fazem em prol do bem público e dos edifícios que têm as juntas de freguesia e as fábricas da igreja”, frisou.

Esta iniciativa de voluntariado tem decorrido ao longo de todo o mês de Julho. Os grupos são divididos e vêm durante 15 dias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário