São elegíveis pessoas entre os 60 e os 84 anos, grávidas, doentes crónicos e profissionais de saúde. As farmácias, em Bragança, estão a ser a opção para muitos que querem ser vacinados. “Tomo as duas, a da Gripe e a da Covid. Eu acho que é importante. Eu já tomo a da Gripe há dois ou três anos e, por acaso, não tenho constipado”, disse uma das pessoas que, por estes dias, escolheu uma farmácia de Bragança para se vacinar. “Telefonei para o centro de saúde e disseram-me que tinha que ir lá pessoalmente marcar. E na farmácia é mais fácil, é mais rápido”, disse uma outra pessoa optou por receber a vacina na farmácia.
Pelo segundo ano consecutivo, as farmácias podem fazer a administração destas vacinas. O ano passado, cerca de 70% das pessoas preferiram ser vacinadas nestes estabelecimentos. Segundo a directora técnica da Farmácia Cantarias, Juliana Silva, já administraram mais de 360 vacinas nesta campanha. Este mês, as marcações aumentaram. “Temos notado mais marcação. A vacinação este ano iniciou agora em Setembro, mas a verdade é que a maior parte das pessoas tem preferência pelo mês de Outubro. Todos os dias da semana nós estamos a fazer vacinação e, às vezes, também ao sábado, porque temos pessoas que, devido à sua vida profissional, não se conseguem deslocar durante a semana”.
Noutra farmácia em Bragança, a Bem-Saúde, por dia chegam a ser vacinadas 80 pessoas, adianta a directora técnica, Eugénia Baptista. “De Gripe já vemos cerca de 450 e de Covid já vemos cerca de 300, portanto estamos num bom ritmo. Quando vacinamos só de manhã, vacinamos à volta de 40. Se fizermos de manhã e tarde, vacinamos à volta de 80. O que nós notamos é que as pessoas agora, como arrefeceu, já se preocupam mais, porque enquanto está calor as pessoas não pensam nas vacinas. Quando começa a arrefecer temos uma procura maior”.
A vacinação contra a Gripe e contra a Covid-19 arrancou a 20 de Setembro, nos centros de saúde e nas farmácias aderentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário