Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

GNR promove campanha "RoadPol - telemóvel" para fiscalizar o uso de telemóveis ao volante

 A operação está a decorrer em todos o país. Teve início dia 7 de outubro e estende-se até domingo


A GNR está a realizar uma campanha de fiscalização e sensibilização sobre a utilização do telemóvel e aparelhos radiotelefónicos durante a condução.

O tenente Coronel Eduardo Lima explica que há uma percentagem importante da população que admite usar o telemóvel enquanto conduz. Nesse sentido, até dia 13 de outubro, os militares da GNR vão estar nas estradas para alertar as pessoas:

“Como sabem, a utilização de telemóveis e, hoje em dia, de outros equipamentos mais sofisticados, os smartphones, tablet, durante o exercício da condução é uma fonte de distração, quer visual, quer da limitação na disponibilidade do uso das mãos para a condução e também da limitação e do condicionamento cognitivo. Há uma percentagem muito substancial de condutores que admitem que usam o telemóvel enquanto conduzem. E a nossa campanha neste momento é direcionada para a sensibilização e fiscalização do manejamento destes equipamentos durante o exercício de condução”, disse.

A campanha inclui também a fiscalização do uso de auscultadores durante a condução, uma vez que condicionam a audição dos condutores impedindo-os de estarem atentos aos ruídos sonoros das estradas.

“A condução é um processo complexo e completo, porque obriga-nos ao uso da atenção visual e também está muito focado em conseguirmos ter uma audição do ambiente, os ruídos sonoros dos apitos e afins. Por isso, o uso integral de fones que impossibilitem ouvir o som ambiente também condiciona a condução e por isso são também elementos que serão fiscalizados”, explicou o Tenente coronel.

Quanto às penalizações, Eduardo Lima frisa que as contraordenações são de natureza grave e por isso serão aplicadas coimas podem ir desde a perda de pontos à proibição de conduzir.

A campanha RoadPol- Telemovel está a decorrer em todos o país. Teve início dia 7 de outubro e estende-se até domingo.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário