“Inicialmente, limitámos a participação no KOP a 70 carros, por questões de segurança e logística, mas fomos recebendo mais pedidos e alargámos para 80 equipas, tendo de recusar 16 inscrições”, explicou o responsável em declarações à agência Lusa. Um piloto israelita que estava inscrito na prova não obteve autorização para viajar, sendo uma das ausências notáveis deste ano.
A edição de 2024 traz algumas novidades, entre as quais uma etapa noturna, agendada para quinta-feira na aldeia histórica de Algoso, onde também terá lugar o prólogo durante a manhã. Na sexta-feira, a primeira etapa começará às 10h00 na zona da pedreira, e a segunda etapa está marcada para sábado, à mesma hora, com o público em áreas seguras na zona da tartaruga e no sítio dos ovos de dinossauros.
As 80 equipas estão divididas por quatro classes – Unlimited, Modified, Legend e Stock/UTV’s –, com alguns veículos da classe Unlimited a atingirem valores que rondam os 100 mil euros. Entre os pilotos participantes, encontram-se competidores de países como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia, e até Escócia e Países Baixos.
A prova tem atraído interesse internacional. O município de Vimioso destaca o impacto positivo na economia local, com o aumento da procura na restauração, hotelaria e outros serviços. “Este é um investimento que traz retorno para o concelho e também para os concelhos vizinhos como Bragança, Miranda do Douro e Mogadouro, já que Vimioso esgotou as suas unidades hoteleiras”, afirmou o presidente da Câmara, António Santos.
A organização do evento é da responsabilidade do Clube NorteX4, com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso, das juntas de freguesia locais e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
Sem comentários:
Enviar um comentário