Inserido na Agenda de Inovação para a Agricultura 20-30, o novo polo visa promover a sustentabilidade das áreas rurais, com foco na cadeia de valor do Olival e do Azeite, em especial no olival tradicional. Além disso, serão desenvolvidas iniciativas relacionadas com o amendoal, frutos secos, apicultura, pastagens, forragens e fruteiras de variedades regionais.
O projeto, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), será desenvolvido numa propriedade de 80 hectares. A candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 1,3 milhões de euros, inclui a requalificação de edifícios, aquisição de equipamentos laboratoriais, instalação de sistemas de rega, criação de um centro de colheita de sémen para pequenos ruminantes, plantação de vinha, além de maquinaria e alfaias agrícolas.
A gestão do polo contará com uma parceria entre entidades de inovação, incluindo a Câmara Municipal de Mirandela, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, o Instituto Politécnico de Bragança, entre outros. Este trabalho conjunto visa fortalecer o ecossistema de investigação e inovação agrícola e agroalimentar, através de atividades de investigação, formação e transferência de conhecimento.
Na manhã de 11 de novembro, a Presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, recebeu o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o presidente da CCDR-N, António Cunha, para uma visita às futuras instalações do polo.
Sem comentários:
Enviar um comentário