O nosso problema é precisamente esse, ou seja, falta de rede de telemóvel. No ano passado andaram a instalar novas antenas. Criou-se uma expetativa muito alta com a rede, mas afinal estamos pior.
Nós já fizemos uma reclamação à ANACOM e a resposta foi vaga, enfim. Eu, como presidente da Junta de Freguesia empenhei-me no assunto. Tentei ajudar, para a instalação da antena. As pessoas criaram uma espectativa muito alta. Se estávamos mal, acabamos por ficar pior.
O presidente da Junta de Freguesia acrescentou que há cerca de um ano, foram instaladas antenas, mas em vez da cobertura das telecomunicações melhorar até piorou:
Houve um conjunto de instalações de antenas há um ano, em vários sítios. Não sei se a nossa aldeia foi instalada ou não. Eu empenhei-me na ajuda do terreno, e ajudei a empresa na altura para arranjar o terreno. Ou seja, não valeu a pena. A verdade é que a junta de freguesia não investiu nada, mas se estávamos mal, agora estamos muito pior.
A MEO, que é detentora da licença aqui, é a que vai funcionando melhor. Mas no que toca às outras operadoras estamos pior.
Eu para falar consigo, andei à procura de rede e não me posso mexer.
A única aldeia da freguesia que estava mal servida e ficou melhor foi Meles.
Desta forma existem vários constrangimentos, para quem vem visitar estas aldeias ou até mesmo, para quem decide laborar em tele-trabalho. As queixas são frequentes, como destaca João Salsas:
As pessoas reclamam. Imagine as pessoas que queiram vir fazer tele-trabalho, é impossível. Ou até mesmo passar o fim de semana, ou de férias. As pessoas acabam por não vir porque não têm hipótese de trabalharem aqui. Quando começou o processo, as pessoas perguntavam, mas depois desistiram de vir porque as condições não melhoraram. E estão sempre a reclamar.
Na resposta da ANACOM à Junta de Freguesia a que tivemos acesso, é referenciado que “os operadores não estão obrigados a garantir a cobertura total do território e da população nacional.”
No mesmo documento, A ANACOM reconhece “que continuam a existir localidades e freguesias com níveis de cobertura reduzidos que afetam a qualidade das comunicações eletrónicas ou mesmo a sua realização, com prejuízos para as populações, pelo que continua a ser uma preocupação desta Autoridade a melhoria dessas situações, no âmbito das suas competências.”
Também contactamos a ANACOM que nos solicitou um pedido de esclarecimentos por escrito, que estamos a aguardar.
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