Há três fatores que interferem no aumento da produção. Em todo o concelho, houve mais produção do que no ano passado. Também houve muitas pessoas que se inscreveram de novo, como sócios, na Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros. E depois alguns associados, que antes entregavam ou vendiam a azeitona, começaram a entregar na Cooperativa, porque perceberam que aqui rentabiliza mais. Por isso, penso que foram estes três fatores que provocaram este aumento da quantidade de azeitona entregue na Cooperativa este ano.
O presidente da Cooperativa adianta que o preço do azeite, poderá baixar, mas que o mercado ainda não está estável:
Neste momento, o mercado do azeite ainda está muito turbulento. O azeite desceu muito em relação ao ano passado. Temos a noção que o preço irá cair alguma coisa. A campanha este ano foi mais cumprida do que o ano passado, e a verdade é que tivemos dificuldades com o vasilhame para armazenar tudo. Relativamente ao preço, fazer uma previsão é muito complicado. Posso dizer que na loja, descemos o garrafão em 5 euros. Mas vamos esperar que as campanhas acabem e que o mercado estabilize.
A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros tem atualmente cerca de 2100 produtores associados, número que tem vindo a aumentar anualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário