De 10 a 12 de Junho, realiza-se a II Edição da Festa das Aves, na aldeia de Vila Chã de Braciosa, no concelho de Miranda do Douro.
Esta é uma atividade promovida pela AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino) juntamente com a PALOMBAR (Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste) e o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Segundo a organização a “ FESTA DAS AVES foi delineada com o intuito de promover a valorização da natureza através das aves”.
Um dos objectivos do evento é também chamar a atenção para os recursos ornitológicos existentes em Portugal, particularmente, para a zona rupícola do PNDI (paisagem dominada pelas escarpas do vale do rio Douro) considerada como uma das melhores áreas do País para a observação de aves de rapina, tendo todas as condições para apostar neste segmento do Turismo de Natureza, se apostar num modelo sustentável de turismo, sensibilizando para a preservação da natureza, pela via do conhecimento e interpretação múltipla do que nos rodeia bem como em serviços qualificados.
Ao longo do fim-de-semana, ocorrerão inúmeras actividades que incluem, passeios na natureza, tertúlias, mostra de filmes, eventos artísticos, actividades para crianças (manualidades como oficinas de construção de caixas-ninho), exposições de fotografia, entre outras.
Após as explicações teóricas que decorrerão ao longo do fim-de-semana realizar-se-ão as caminhadas na natureza para observação e identificação de aves, pelas imediações da aldeia de Vila Chã da Braciosa, onde os participantes poderão observar na prática os temas abordados. Munidos de binóculos e telescópios, colaboradores com experiência em observação de aves vão encher de cor e brilho os olhos de todos os visitantes que terão, a partir deste fim-de-semana, mais razões para contribuir para a conservação e preservação da natureza .
PROGRAMA:
Sexta-feira, dia 10 de Junho
Local: Vila Chã da Braciosa, Parque Natural do Douro Internacional
09,00 – Encontro na Casa do Povo, na aldeia de Vila Chã da Braciosa*.
Breve enquadramento das actividades a desenvolver.
Parte teórica. Regras gerais de observação.
Material de observação.
10,00 – Saída para a parte prática*. Locais a visitar: hortas, lameiros, terrenos de cereal, vinhedos, floresta de produção, matagais e bosquetes)
13,00 – Almoço
15,00 – Parte teórica
Locais e períodos de observação. Fenologia das Espécies. Migrações.
O que é uma Ave. Topografia de uma Ave. Plumagem e Padrões de Muda. Critérios de Identificação.
16,45 – Intervalo
17,00 – Principais espécies (Aves Florestais e Aves Estepárias).
18,15 – Final
20,00 – Jantar
21,30 – Mostra de Cinema
Sábado, dia 11 de Junho
Local: Vila Chã da Braciosa, Parque Natural do Douro Internacional
10,00 – Encontro na Casa do Povo, na aldeia de Vila Chã da Braciosa.
Saída para a parte prática*. Locais a visitar: escarpas rochosas do Douro Internacional
13,00 – Almoço
15,00 – Parte teórica
Principais espécies (Aves rupícolas).
16,45 – Intervalo
17,00 – Revisão e identificação das espécies observadas.
18,15 – Final
20,00 – Jantar
21,30 – Concerto “BAILENDA”
Domingo, dia 12 de Junho
Local: Vila Chã da Braciosa, Arribas do Douro e Picote
10,00 – Encontro na Casa do Povo, na aldeia de Vila Chã da Braciosa*.
10,45 – Saída para a parte prática*. Locais a visitar: lameiros, terrenos de cereal, matagais, escarpas rochosas do Douro Internacional
13,30 – Almoço campestre (Pic-Nic)
15,00 - Final
* As saídas para a parte prática serão realizadas na companhia do Burro de Miranda que o auxiliará no transporte da sua mochila e água.
Sem comentários:
Enviar um comentário