Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

II Edição da Festa das Aves - Na aldeia de Vila Chã de Braciosa

De 10 a 12 de Junho, realiza-se a II Edição da Festa das Aves, na aldeia de Vila Chã de Braciosa, no concelho de Miranda do Douro.
Esta é uma atividade promovida pela AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino) juntamente com a PALOMBAR (Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste) e o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Segundo a organização a “ FESTA DAS AVES foi delineada com o intuito de promover a valorização da natureza através das aves”.
Um dos objectivos do evento é também chamar a atenção para os recursos ornitológicos existentes em Portugal, particularmente, para a zona rupícola do PNDI (paisagem dominada pelas escarpas do vale do rio Douro) considerada como uma das melhores áreas do País para a observação de aves de rapina, tendo todas as condições para apostar neste segmento do Turismo de Natureza, se apostar num modelo sustentável de turismo, sensibilizando para a preservação da natureza, pela via do conhecimento e interpretação múltipla do que nos rodeia bem como em serviços qualificados.
Ao longo do fim-de-semana, ocorrerão inúmeras actividades que incluem, passeios na natureza, tertúlias, mostra de filmes, eventos artísticos, actividades para crianças (manualidades como oficinas de construção de caixas-ninho), exposições de fotografia, entre outras.
Após as explicações teóricas que decorrerão ao longo do fim-de-semana realizar-se-ão as caminhadas na natureza para observação e identificação de aves, pelas imediações da aldeia de Vila Chã da Braciosa, o­nde os participantes poderão observar na prática os temas abordados. Munidos de binóculos e telescópios, colaboradores com experiência em observação de aves vão encher de cor e brilho os olhos de todos os visitantes que terão, a partir deste fim-de-semana, mais razões para contribuir para a conservação e preservação da natureza .

PROGRAMA:
Sexta-feira, dia 10 de Junho
Local: Vila Chã da Braciosa, Parque Natural do Douro Internacional
09,00 – Encontro na Casa do Povo, na aldeia de Vila Chã da Braciosa*.
Breve enquadramento das actividades a desenvolver.
Parte teórica. Regras gerais de observação.
Material de observação.
10,00 – Saída para a parte prática*. Locais a visitar: hortas, lameiros, terrenos de cereal, vinhedos, floresta de produção, matagais e bosquetes)
13,00 – Almoço
15,00 – Parte teórica
Locais e períodos de observação. Fenologia das Espécies. Migrações.
O que é uma Ave. Topografia de uma Ave. Plumagem e Padrões de Muda. Critérios de Identificação.
16,45 – Intervalo
17,00 – Principais espécies (Aves Florestais e Aves Estepárias).
18,15 – Final
20,00 – Jantar
21,30 – Mostra de Cinema
Sábado, dia 11 de Junho
Local: Vila Chã da Braciosa, Parque Natural do Douro Internacional
10,00 – Encontro na Casa do Povo, na aldeia de Vila Chã da Braciosa.
Saída para a parte prática*. Locais a visitar: escarpas rochosas do Douro Internacional
13,00 – Almoço
15,00 – Parte teórica
Principais espécies (Aves rupícolas).
16,45 – Intervalo
17,00 – Revisão e identificação das espécies observadas.
18,15 – Final
20,00 – Jantar
21,30 – Concerto “BAILENDA”
Domingo, dia 12 de Junho
Local: Vila Chã da Braciosa, Arribas do Douro e Picote
10,00 – Encontro na Casa do Povo, na aldeia de Vila Chã da Braciosa*.
10,45 – Saída para a parte prática*. Locais a visitar: lameiros, terrenos de cereal, matagais, escarpas rochosas do Douro Internacional
13,30 – Almoço campestre (Pic-Nic)
15,00 - Final

* As saídas para a parte prática serão realizadas na companhia do Burro de Miranda que o auxiliará no transporte da sua mochila e água.

Sem comentários:

Enviar um comentário