sexta-feira, 2 de março de 2012

Câmara e Assembleia Municipal visitam Faurecia

Representantes do Grupos Parlamentares da Assembleia Municipal e o Executivo da Câmara Municipal de Bragança visitaram, no dia 27 de fevereiro, a Faurecia – Bragança, onde foram recebidos pelo seu diretor-geral, Eng.º Paulo Rebelo.
A empresa está em Bragança, desde o ano de 2000, após um contacto feito, diretamente, pela Câmara Municipal de Bragança com a administração do Grupo, em Paris. A Faurecia está, assim, em instalações que a Câmara Municipal vendeu ao grupo (cerca de 2.000 metros quadrados de área construída e cerca de 5.500 de área envolvente) e que o Município havia adquirido após o encerramento da fábrica alemã Grunig.
Atualmente com cerca de 350 trabalhadores, sendo que 90 pessoas são quadros superiores (especialmente na área da Engenharia) e 40 por cento mulheres, a Faurecia – Bragança, que ocupa um espaço de 15.000 metros quadrados, fabrica peças e escapes para cinco diferentes grupos e marcas do setor automóvel, nomeadamente a Renault, a PSA (do qual fazem parte a Peugeot e a Citroën), a Daimler (que integra, entre outras marcas, a Mercedes), a Volkswagen e a Nissan.
Com o fabrico de novos produtos, já acordado para os próximos anos – inclusive o ano de 2016, a Faurecia – Bragança (que se encontra entre as três maiores fábricas de escapes a nível mundial) pretende continuar a aumentar o número de vendas que se tem verificado nos últimos anos. De 2009 para 2010, cresceu 117 % e, de 2010 para 2011, 43 %, sendo que, até 2015, a previsão é que aumentem 50 a 60 %.
Atualmente, a fábrica de Bragança exporta 22 produtos para 23 diferentes países, atingindo, em 2011, 325 milhões de euros em volume de negócios, prevendo-se um aumento de 50 % até 2015.
A par do crescimento ao nível de vendas, a Faurecia tem atingido outras significativas metas, nomeadamente, no que diz respeito à redução de absentismo (que, atualmente, se situa abaixo dos 1,5 %) e rotatividade de trabalhadores, bem como aumentar a fiabilidade de entregas (o que representa a redução de custos para a empresa), entre outras.
Brevemente, Faurecia – Bragança vai arrancar com a reconstrução de uma nave industrial, sendo que outra será construída no próximo ano, de forma a continuar a receber novos produtos, aumentar o número de vendas e empregar mais trabalhadores.
Destaca-se a grande evolução tecnológica desta empresa, empregadora de quadros tecnológicos, a elevada competitividade no mercado global e que evidencia, em Bragança, uma boa localização para empresas que trabalham para o mercado Europeu.

 
in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário