A população de Urrós, no concelho de Mogadouro, assistiu às inaugurações do Museu Rural e da Casa Mortuária, que decorreram ao final da tarde de anteontem.
O novo Museu Rural foi quase totalmente financiada pela Câmara Municipal, que coloca no mapa a freguesia nos locais a visitar no concelho, ao mesmo tempo que preserva e homenageia os antepassados que trabalharam arduamente nas Arribas do Douro.
O presidente da Junta de Freguesia de Urrós, Belarmino Pinto, agradeceu à população a cedência da maioria do espólio do museu. Apesar de nem todas as peças sobre o ciclo do linho estarem expostas, no próximo ano a Junta promete fazer uma nova exposição, mas baseado noutro ciclo.
Recorde-se que a freguesia e sua população têm demonstrado dinamismo, bem visível na recente encenação do “Auto da Criação do Mundo”, que levou bem longe o nome de Urrós.
Outras das obras inauguradas foi a Casa Mortuária, construção de muita utilidade, numa altura em que os velórios em casa estão a cair em desuso.
Nos actos inagurais estiveram presentes o presidente da Câmara de Mogadouro, Moraes Machado, o vice-presidente, João Henriques, e vereador das Obras Públicas, António Pimentel.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário