quarta-feira, 3 de abril de 2013

Agricultores preocupados com novas regras fiscais


O prazo para os agricultores que recebem subsídios e vendem produtos agrícolas se colectarem-se nas Finanças foi prolongado até 31 de Maio, segundo o ministério das finanças. 
Todos os agricultores com actividade comercial vão passar a ser obrigados a declarar o início de actividade e estão sujeitos a IVA se obtiverem um rendimento anual bruto superior a 10 mil euros.
A Brigantia esteve ontem nos Serviços de Finanças de Bragança para tentar perceber como é que os agricultores estão a reagir a esta medida do Governo. Encontrámos Bernardino Afonso. Este agricultor na aldeia de Meixedo, em Bragança, não sabe ler nem escrever, e não esconde as dificuldades na hora de se colectar nas finanças.   
Já João Francisco Lopes tem uma opinião diferente. Este agricultor de Bragança, está colectado há 30 anos e considera o novo regime fiscal para a agricultura mais justo.
Mas há também quem ainda não tenha conhecimento das novas regras. É o caso de Antero Rodrigues, que foi às Finanças tratar do IRS e ficou surpreendido com os novos procedimentos para a agricultura.
Os agricultores são agora obrigados a emitir fatura quando vendem qualquer produto. O prazo para iniciarem a actividade nas Finanças estende-se agora até ao final do mês de Maio.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário