A reabertura ao público do Museu da Terra de Miranda terá lugar no próximo domingo, dia 3, pelas 16 horas, com a Exposição de Pintura/Escultura de Balbina Mendes, José Nobre e Manuel Ferreira.
Esta reabertura ao público ocorre após a concretização da primeira fase de um programa de requalificação do Museu da Terra de Miranda, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte.
Com esta reestruturação, a Direção Regional de Cultura do Norte pretende suprir algumas das carências mais emergentes do edifício e melhorar significativamente a relação do Museu com o seu público.
As obras de conservação do imóvel e de beneficiação do discurso expositivo inserem-se no âmbito da candidatura ao Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial do Estado, que compreende a Conservação e Reabilitação das Coberturas e Reforço de Paramentos, orçada em cerca de 180 Mil Euros.
Entre os vários projetos já previstos para a sua dinamização, o Museu da Terra de Miranda pretende constituir-se como o primeiro museu português a desenvolver um programa relacionado com a forma como se comunica uma língua, neste caso, a Língua Mirandesa, estando já a analisar o assunto com a Associação da Língua Mirandesa.
A propósito do reforço de valorização desta Língua, refira-se que o Museu da Terra de Miranda, aquando da reabertura, terá já disponível o livro «Norteando», de Amadeu Ferreira (Texto) e Luís Borges (Fotografia), cuja sessão de apresentação está agendada para amanhã, sábado, no âmbito do 15º Festival Intercéltico de Sendim que, este ano e pela primeira vez, arrancou precisamente em Miranda do Douro.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário