Devido a um alerta amarelo de risco de incêndio florestal, foram reforçados os meios humanos e logísticos no distrito, e estão localizados em Macedo de Cavaleiros.
Esta é a primeira época de combate a incêndios em que a Força Especial de Bombeiros (FEB), também chamados “canarinhos”, ficam alojados no concelho macedense.
Antes esta formação ficava localizada em Bragança. A inauguração da BAL (Base de Apoio Logístico) no coração nordestino veio alterar esse cenário.
Na fase Charlie é a segunda vez que estão instalados na cidade. Desta vez vieram 31 operacionais, de Castelo Branco e de Portalegre, para responder ao alerta amarelo que começou no passado sábado e se estende até hoje.
Pedro Caldeira, adjunto de comando da FEB, explica mais sobre esta unidade e sobre a presença em Macedo de Cavaleiros.
A BAL veio permitir que a FEB ficasse posicionada de forma mais central, ou seja, a meio do distrito de Bragança.
Pedro Caldeira confirma isso mesmo. Quanto aos acessos diz serem suficientes, e por isso permitirem uma resposta eficaz para qualquer ponto do distrito.
O adjunto de comando dos canarinhos relembra que, numa eventualidade, podem ser colocados num outro local no distrito.
Relembra, no entanto, que a existência de uma BAL pesa na hora de decidir o posicionamento das forças.
31 operacionais da Força Especial de Bombeiros estão instalados na BAL de Macedo de Cavaleiros.
É a primeira campanha que a unidade, que é chamada para reforçar as corporações em risco elevado de fogo, fica instalada no concelho macedense, e não em Bragança.
Recordo que BAL foi inaugurada, em instalações provisórios, a 15 de julho, já em plena fase Charlie, e que tem representado mais-valias devido à sua posição central no nordeste transmontano.
Pedro Caldeira relembra que hoje será feita nova avaliação às condições climatéricas, e que, se necessário, a presença da FEB se prolongará. Esta unidade que, neste momento, conta com um efetivo de 270 operacionais.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário