Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

FEB instala-se pela primeira vez em Macedo de Cavaleiros

Devido a um alerta amarelo de risco de incêndio florestal, foram reforçados os meios humanos e logísticos no distrito, e estão localizados em Macedo de Cavaleiros.

Esta é a primeira época de combate a incêndios em que a Força Especial de Bombeiros (FEB), também chamados “canarinhos”, ficam alojados no concelho macedense.

Antes esta formação ficava localizada em Bragança. A inauguração da BAL (Base de Apoio Logístico) no coração nordestino veio alterar esse cenário.

Na fase Charlie é a segunda vez que estão instalados na cidade. Desta vez vieram 31 operacionais, de Castelo Branco e de Portalegre, para responder ao alerta amarelo que começou no passado sábado e se estende até hoje.

Pedro Caldeira, adjunto de comando da FEB, explica mais sobre esta unidade e sobre a presença em Macedo de Cavaleiros.

A BAL veio permitir que a FEB ficasse posicionada de forma mais central, ou seja, a meio do distrito de Bragança.

Pedro Caldeira confirma isso mesmo. Quanto aos acessos diz serem suficientes, e por isso permitirem uma resposta eficaz para qualquer ponto do distrito.

O adjunto de comando dos canarinhos relembra que, numa eventualidade, podem ser colocados num outro local no distrito.

Relembra, no entanto, que a existência de uma BAL pesa na hora de decidir o posicionamento das forças.

31 operacionais da Força Especial de Bombeiros estão instalados na BAL de Macedo de Cavaleiros.

É a primeira campanha que a unidade, que é chamada para reforçar as corporações em risco elevado de fogo,  fica instalada no concelho macedense, e não em Bragança.

Recordo que BAL foi inaugurada, em instalações provisórios, a 15 de julho, já em plena fase Charlie, e que tem representado mais-valias devido à sua posição central no nordeste transmontano.

Pedro Caldeira relembra que hoje será feita nova avaliação às condições climatéricas, e que, se necessário, a presença da FEB se prolongará. Esta unidade que, neste momento, conta com um efetivo de 270 operacionais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário