Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Autarquias transmontanas devem agrupar-se para ganhar escala

As autarquias transmontanas devem agrupar-se para ganhar escala dentro da região Norte.
A ideia é defendida por Marcelo Rebelo de Sousa, que na passada sexta-feira visitou o concelho de Macedo de Cavaleiros. 
O social-democrata deslocou-se ao distrito de Bragança para falar sobre o que é preciso mudar no sistema político português. Para o Professor e comentador, o novo modelo de regionalização que está em cima da mesa obriga os municípios do Interior a caminhar para a união. “É muito importante criar esquemas para reforçar o agrupamento das várias autarquias locais, nomeadamente dos vários municípios. Esse é um aspecto fundamental uma vez que não há regiões administrativas e que o processo de debate sobre a regionalização é um processo que a vir a existir no futuro, depois da saída da crise, suscita aqui alguns problemas em relação a Trás-os-Montes, que são conhecidos, uma vez que muitos dos defensores da nova regionalização defendem uma regionalização com a liderança no Porto de uma região Norte muito vasta, muito puxada para o litoral, isso coloca desafios ao Interior”, realça o comentador.
Na passagem por Macedo de Cavaleiros, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Casa do Careto, em Podence, e até experimentou a sensação de estar dentro de um fato de careto. Numa altura em que está já numa fase avançada uma candidatura que engloba os caretos de Podence a Património da Humanidade da UNESCO, o Professor e comentador não tem dúvidas de que este projecto pode contribuir para travar o despovoamento através do turismo. “É realista, não exige grandes estruturas pode ir conquistando mercados e pode ir fornecendo oportunidades para estruturas que permitam travar o despovoamento, fixando jovens, porque é um projecto jovem”, enaltece o social-democrata. 
Marcelo Rebelo de Sousa participou numa conferência promovida pelos Trabalhadores Social-Democratas de Bragança.
Na passagem pela região Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre outros temas regionais numa entrevista que pode ouvir na Brigantia no espaço Cinco Perguntas, na quarta-feira, e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário