Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Mercadinho Flor da Amêndoa regressa a Alfândega da Fé. Espaço de venda de produtos locais funciona aos fins de semana de março

Abre já a 7 de março e prolonga-se durante todos os fins-de-semana deste mês. O Mercadinho Flor da Amêndoa já vai na 6ª edição. Promovido pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, o espaço de venda e degustação de produtos locais é ponto de encontro da cultura gastronómica local.

Assumindo a filosofia dos mercados de rua, o Mercadinho regressa, este ano, ao centro da vila. Nas imediações do Jardim Municipal já são visíveis os 10 stands prontos a receber os produtores e os turistas que, atraídos pelo belo espetáculo das amendoeiras em flor, também não vão ficar indiferentes à autenticidade dos produtos locais. 

Em tempo de amendoeiras em flor esta iniciativa é uma ótima oportunidade de promoção dos produtos de Alfândega, assumindo especial importância no escoamento da produção dos pequenos produtores concelhios. Aliás, este é um dos principais objetivos da organização, ou seja, permitir que os produtores encontrem no movimento turístico gerado pelas amendoeiras em flor a possibilidade de conseguirem um rendimento extra.

A isto associa-se a diversificação da oferta turística e um programa que privilegia as iniciativas culturais e desportivas. O já tradicional Passeio BTT Flor da Amêndoa regressa a 15 de março, os grupos musicais locais associam-se ao evento e o Festival de Teatro alarga o leque da oferta cultural disponível nesta altura. 

O concelho de Alfândega da Fé é o terceiro maior produtor de amêndoa do distrito de Bragança. Daí que não seja de estranhar que o saber popular tenha feito deste fruto ingrediente indispensável nas receitas tradicionais. São disso exemplo os Barquinhos e os Rochedos (doces tradicionais à base de amêndoa e ovos), as compotas que conjugadas com este fruto ganham em sabor ou mesmo os Chouriços Doces, um enchido confecionado com amêndoa, pão, mel e sangue, ideal para terminar uma refeição. A estas iguarias juntam-se os queijos, enchidos ou azeites disponíveis para venda e prova na edição deste ano do Mercadinho Flor da Amêndoa.

Sónia Lavrador

Sem comentários:

Enviar um comentário