Abre já a 7 de março e prolonga-se durante todos os fins-de-semana deste mês. O Mercadinho Flor da Amêndoa já vai na 6ª edição. Promovido pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, o espaço de venda e degustação de produtos locais é ponto de encontro da cultura gastronómica local.
Assumindo a filosofia dos mercados de rua, o Mercadinho regressa, este ano, ao centro da vila. Nas imediações do Jardim Municipal já são visíveis os 10 stands prontos a receber os produtores e os turistas que, atraídos pelo belo espetáculo das amendoeiras em flor, também não vão ficar indiferentes à autenticidade dos produtos locais.
Em tempo de amendoeiras em flor esta iniciativa é uma ótima oportunidade de promoção dos produtos de Alfândega, assumindo especial importância no escoamento da produção dos pequenos produtores concelhios. Aliás, este é um dos principais objetivos da organização, ou seja, permitir que os produtores encontrem no movimento turístico gerado pelas amendoeiras em flor a possibilidade de conseguirem um rendimento extra.
A isto associa-se a diversificação da oferta turística e um programa que privilegia as iniciativas culturais e desportivas. O já tradicional Passeio BTT Flor da Amêndoa regressa a 15 de março, os grupos musicais locais associam-se ao evento e o Festival de Teatro alarga o leque da oferta cultural disponível nesta altura.
O concelho de Alfândega da Fé é o terceiro maior produtor de amêndoa do distrito de Bragança. Daí que não seja de estranhar que o saber popular tenha feito deste fruto ingrediente indispensável nas receitas tradicionais. São disso exemplo os Barquinhos e os Rochedos (doces tradicionais à base de amêndoa e ovos), as compotas que conjugadas com este fruto ganham em sabor ou mesmo os Chouriços Doces, um enchido confecionado com amêndoa, pão, mel e sangue, ideal para terminar uma refeição. A estas iguarias juntam-se os queijos, enchidos ou azeites disponíveis para venda e prova na edição deste ano do Mercadinho Flor da Amêndoa.
Sónia Lavrador
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário