Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Museu vai ensinar a fazer queijo de forma artesanal

O Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, concelho de Carrazeda de Ansiães, promove no próximo fim-de-semana, dia 8 de março, um workshop destinado a ensinar todos os interessados a fazer queijo segundo as normas tradicionais.
Esta actividade pretende divulgar a prática do fabrico do queijo artesanal, muito usual entre as comunidades rurais de Trás-os-Montes, e é dirigida a todos aqueles que pretendam conhecer como se faz o queijo e degustar alguns produtos efectuados a partir do leite de ovelha, a coalhada, o soro os requeijões. 

Esta acção, promovida pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, é gratuita  e dirige-se a todos os escalões etários. Para participar só têm de efectuar a inscrição, até ao dia 5 de Março, através do nº de telefone 278 610 200 ou de um email enviado para cica@cmca.pt. 
O Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira é uma unidade museológica destinada a trabalhar temáticas relativas à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana.

Trata-se de um espaço especificamente vocacionado para o estudo e a recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que actualmente estão a cair em desuso. Aqui já estão representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro, corticeiro e, no futuro, estarão também representadas técnicas antigas relacionadas com a economia local como a antiga produção de mantas de lã, os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha. 

Suportado num conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia, o Museu da Memória Rural assume-se com um carácter fundamentalmente didáctico, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário