Esta actividade pretende divulgar a prática do fabrico do queijo artesanal, muito usual entre as comunidades rurais de Trás-os-Montes, e é dirigida a todos aqueles que pretendam conhecer como se faz o queijo e degustar alguns produtos efectuados a partir do leite de ovelha, a coalhada, o soro os requeijões.
Esta acção, promovida pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, é gratuita e dirige-se a todos os escalões etários. Para participar só têm de efectuar a inscrição, até ao dia 5 de Março, através do nº de telefone 278 610 200 ou de um email enviado para cica@cmca.pt.
O Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira é uma unidade museológica destinada a trabalhar temáticas relativas à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana.
Trata-se de um espaço especificamente vocacionado para o estudo e a recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que actualmente estão a cair em desuso. Aqui já estão representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro, corticeiro e, no futuro, estarão também representadas técnicas antigas relacionadas com a economia local como a antiga produção de mantas de lã, os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário