sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alfândega da Fé encontra-se com a escritora Isabel Mateus

O mês de abril traz encontro com a escritora Isabel Mateus, na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé. Dando seguimento à política de promoção do livro e da leitura, a 14 de abril, o espaço cultural promove o contacto dos alunos do 3º ano da EB1 e pré-escolar de Alfândega da Fé com a escritora.

As sessões, com início às 11h00 e 14h00, respetivamente, são também momento para a apresentação do livro “O Trigo dos Pardais”. Trata-se de uma obra inserida no Plano Nacional de Leitura e em que Isabel Mateus dá a conhecer, através de 22 contos, as brincadeiras de crianças e jovens do meio rural transmontano. “Isabel Mateus, transmontana de nascença e de coração, descreve-nos telas vivas das memórias e das tradições, quase extintas, que o progresso e a tecnologia vão aniquilando. Estas histórias registadas em contos permitirão, aos nossos filhos e netos e às gerações vindouras, recordar um tempo irrecuperável e inesquecível. 

O Trigo dos Pardais está recheado de histórias que nos possibilitarão guardar, através da escrita, aquilo que Trás-os-Montes e Alto Douro possui de mais original e genuíno: as suas raízes e os seus costumes”, assim escreve Maria da Assunção Anes Morais no prefácio que acompanha a obra.

A valorização da identidade local e dos escritores que lhe dão vida estão bem presentes nestes encontros com escritores transmontanos. Uma forma de possibilitar o contacto das crianças e jovens com os autores, levando-os a refletir sobre a importância da escrita na divulgação e afirmação da região, ao mesmo tempo que se divulga a obra e os autores que de alguma forma estão relacionados com Trás-os-Montes. Este é um dos objetivos que norteiam estas sessões, que já assumiram uma periodicidade regular nas atividades da Biblioteca Municipal. 

Nota Biográfica da autora:
Isabel Maria Fidalgo Mateus nasceu em Quintas do Corisco, Torre de Moncorvo, em 1969. Obteve o seu doutoramento em Hispanic Studies na Universidade de Birmingham, onde também ensinou língua portuguesa e literatura. Em seguida, conciliou o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escrita ficcional e a investigação. 

Em 2011, o seu livro de contos O Trigo dos Pardais foi incluído no Plano Nacional de Leitura. De momento, dedica-se à escrita e é intérprete do City Council of Stoke-on-Trent, convivendo de perto com a realidade migratória portuguesa. 

NI CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)

Sem comentários:

Enviar um comentário