Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alfândega da Fé encontra-se com a escritora Isabel Mateus

O mês de abril traz encontro com a escritora Isabel Mateus, na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé. Dando seguimento à política de promoção do livro e da leitura, a 14 de abril, o espaço cultural promove o contacto dos alunos do 3º ano da EB1 e pré-escolar de Alfândega da Fé com a escritora.

As sessões, com início às 11h00 e 14h00, respetivamente, são também momento para a apresentação do livro “O Trigo dos Pardais”. Trata-se de uma obra inserida no Plano Nacional de Leitura e em que Isabel Mateus dá a conhecer, através de 22 contos, as brincadeiras de crianças e jovens do meio rural transmontano. “Isabel Mateus, transmontana de nascença e de coração, descreve-nos telas vivas das memórias e das tradições, quase extintas, que o progresso e a tecnologia vão aniquilando. Estas histórias registadas em contos permitirão, aos nossos filhos e netos e às gerações vindouras, recordar um tempo irrecuperável e inesquecível. 

O Trigo dos Pardais está recheado de histórias que nos possibilitarão guardar, através da escrita, aquilo que Trás-os-Montes e Alto Douro possui de mais original e genuíno: as suas raízes e os seus costumes”, assim escreve Maria da Assunção Anes Morais no prefácio que acompanha a obra.

A valorização da identidade local e dos escritores que lhe dão vida estão bem presentes nestes encontros com escritores transmontanos. Uma forma de possibilitar o contacto das crianças e jovens com os autores, levando-os a refletir sobre a importância da escrita na divulgação e afirmação da região, ao mesmo tempo que se divulga a obra e os autores que de alguma forma estão relacionados com Trás-os-Montes. Este é um dos objetivos que norteiam estas sessões, que já assumiram uma periodicidade regular nas atividades da Biblioteca Municipal. 

Nota Biográfica da autora:
Isabel Maria Fidalgo Mateus nasceu em Quintas do Corisco, Torre de Moncorvo, em 1969. Obteve o seu doutoramento em Hispanic Studies na Universidade de Birmingham, onde também ensinou língua portuguesa e literatura. Em seguida, conciliou o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escrita ficcional e a investigação. 

Em 2011, o seu livro de contos O Trigo dos Pardais foi incluído no Plano Nacional de Leitura. De momento, dedica-se à escrita e é intérprete do City Council of Stoke-on-Trent, convivendo de perto com a realidade migratória portuguesa. 

NI CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)

Sem comentários:

Enviar um comentário