Cerca de uma centena de estudantes universitários de todo o País visitaram, na semana passada, o Baixo Sabor para analisarem no terreno o potencial da biodiversidade enquanto factor de desenvolvimento local.
A iniciativa insere-se no Programa EDP University Challenge, um concurso direccionado para estudantes de Marketing, Gestão e Comunicação que entra este ano na 9.ª edição.
Além da visita à barragem, os estudantes e professores puderam ver a Ribeira da Vilariça, um curso de água afluente do rio Sabor que funcionará como centro de desova alternativo para peixes. Outro ponto de interesse foi o novo Santuário de Santo Antão, transladado para uma cota superior, constituindo agora um miradouro privilegiado sobre a albufeira do Sabor.
A deslocação terminou com um encontro com autarcas dos concelhos abrangidos pela barragem, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, a quem coube a apresentação do território. Com a informação recolhida durante a visita, os estudantes vão desenvolver projectos para descobrir e promover o valor associado à biodiversidade da região, classificada como rede Natura 2000.
A EDP tem em curso na região um plano de compensação ambiental com cerca de 50 medidas de protecção e valorização de espécies e respectivos habitats.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário