Já foi detectada na freguesia de Parada, no concelho de Bragança, a vespa das galhas do castanheiro. Na semana passada foi confirmado um foco desta praga na zona da serra da Padrela, no concelho de Valpaços, e chegou esta semana ao Nordeste Transmontano.
A quebra na produção que poderá acontecer por causa da vespa está a preocupar o presidente da Junta de Freguesia de Parada. António Pires adianta que a praga foi detectada em plantações novas e teme que se propague a castanheiros de grande porte.
A chegada da vespa das galhas do castanheiro a Trás-os-Montes esteve em debate esta manhã na Assembleia Municipal de Bragança. O presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela foi o proponente de uma moção a pedir a intervenção rápida das entidades competentes nesta matéria para controlar esta praga que acabou por ser subscrita por todas as forças partidárias com assento na Assembleia. Telmo Afonso defende que é urgente uma intervenção rápida.
O aparecimento da vespa das galhas do castanheiro no concelho de Bragança a preocupar os membros da Assembleia Municipal de Bragança, que se uniram esta manhã para solicitar às entidades competentes medidas urgentes para controlar esta praga.
Informação CIR (Rádio Brigantia)
Sem comentários:
Enviar um comentário