A nova capela batizada com o nome de São João Paulo II vai ser o novo local de oração da localidade de Mogrão, freguesia de Arcas, Macedo de Cavaleiros. A construção demorou aproximadamente dois anos a estar concluída, período durante o qual as celebrações religiosas foram realizadas numa antiga escola com condições precárias para o efeito.
A nova casa religiosa foi inaugurada no passado domingo pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, ele que diz ver na nova capela um ato de esperança.
“Neste dia de dedicação desta Capela de São João Paulo II, e de Nossa Senhora de Fátima, que é fruto do esforço e da dedicação das pessoas desta comunidade do Mogrão, em articulação com várias instituições, nomeadamente a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Junta de Freguesia das Arcas, e a própria comunidade Paroquial e o esforço e generosidade de tantas pessoas, foi possível construir esta casa de oração, e que é uma casa de esperança e paz.”
O pároco da localidade de Mogrão, Sérgio Pêra, faz questão de realçar a importância que a nova capela tem para a população que se mostrou unida para que a concretização do projeto fosse possível.
“Era muito importante porque nós estávamos a celebrar num espaço que não tinha dignidade para a celebração da Eucaristia, e agora temos a possibilidade de ter um espaço digno. Espero que agora possam usufruir ainda mais deste espaço, celebrar ainda melhor a sua fé e que possam participar mais na própria Eucaristia ou na celebração que são realizadas nesta capela dedicada a São João Paulo II. A generalidade das pessoas colaboraram, de uma forma ou de outra, empenharam-se muito e fizeram um esforço enorme.”
E a população da freguesia não esconde a alegria com a nova capela, e há mesmo quem diga que vê nela uma forma de unir mais a população.
“Embora a aldeia seja relativamente pequena, as pessoas aqui são bastante unidas. A capela era muito pequena, aos domingos não era possível ficar toda a gente lá dentro e hoje já dá.
Era muito pequena antes, agora já é maior. A gente encontra-se toda por cá.
É um fator de união, sem dúvida nenhuma. Achei-a muito bonita, está tudo muito bem, acho formidável. “
A apoiar o projeto esteve também a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, representada na inauguração pelo vice-presidente do município, Carlos Barroso, ele que diz que o investimento feito vai de encontro às necessidades das pessoas.
“Nós, da Câmara Municipal, também estamos felizes porque quando o investimento público vai de encontro aos sonhos das pessoas e colmata as necessidades que elas têm, particularmente neste caso as cidades de culto de uma religião, que, diria mesmo que 100% desta população professa, é sempre dinheiro bem aplicado. Por isso, estamos felizes e contentes e regozija-mo-nos em conjunto com a população do Mogrão por este acontecimento.“
A nova capela possui uma relíquia de Primeiro Grau de São João Paulo II, constituindo assim a segunda da diocese a conte-la, uma vez que até então só existia outra no Santuário de Imaculada Maria em Cerejais.
A nova capela do Mogrão é a primeira da diocese Bragança-Miranda dedicada a São João Paulo II.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário