Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dom José Cordeiro inaugurou a 1ª Capela da Diocese dedicada a São João Paulo II

A nova capela batizada com o nome de São João Paulo II vai ser o novo local de oração da localidade de Mogrão, freguesia de Arcas, Macedo de Cavaleiros. A construção demorou aproximadamente dois anos a estar concluída, período durante o qual as celebrações religiosas foram realizadas numa antiga escola com condições precárias para o efeito.

A nova casa religiosa foi inaugurada no passado domingo pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, ele que diz ver na nova capela um ato de esperança.

“Neste dia de dedicação desta Capela de São João Paulo II, e de Nossa Senhora de Fátima, que é fruto do esforço e da dedicação das pessoas desta comunidade do Mogrão, em articulação com várias instituições, nomeadamente a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Junta de Freguesia das Arcas, e a própria comunidade Paroquial e o esforço e generosidade de tantas pessoas, foi possível construir esta casa de oração, e que é uma casa de esperança e paz.”

O pároco da localidade de Mogrão, Sérgio Pêra, faz questão de realçar a importância que a nova capela tem para a população que se mostrou unida para que a concretização do projeto fosse possível.

“Era muito importante porque nós estávamos a celebrar num espaço que não tinha dignidade para a celebração da Eucaristia, e agora temos a possibilidade de ter um espaço digno. Espero que agora possam usufruir ainda mais deste espaço, celebrar ainda melhor a sua fé e que possam participar mais na própria Eucaristia ou na celebração que são realizadas nesta capela dedicada a São João Paulo II. A generalidade das pessoas colaboraram, de uma forma ou de outra, empenharam-se muito e fizeram um esforço enorme.”

E a população da freguesia não esconde a alegria com a nova capela, e há mesmo quem diga que vê nela uma forma de unir mais a população.

“Embora a aldeia seja relativamente pequena, as pessoas aqui são bastante unidas. A capela era muito pequena, aos domingos não era possível ficar toda a gente lá dentro e hoje já dá. 

Era muito pequena antes, agora já é maior. A gente encontra-se toda por cá.

É um fator de união, sem dúvida nenhuma. Achei-a muito bonita, está tudo muito bem, acho formidável. “

A apoiar o projeto esteve também a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, representada na inauguração pelo vice-presidente do município, Carlos Barroso, ele que diz que o investimento feito vai de encontro às necessidades das pessoas.

“Nós, da Câmara Municipal, também estamos felizes porque quando o investimento público vai de encontro aos sonhos das pessoas e colmata as necessidades que elas têm, particularmente neste caso as cidades de culto de uma religião, que, diria mesmo que 100% desta população professa, é sempre dinheiro bem aplicado. Por isso, estamos felizes e contentes  e regozija-mo-nos em conjunto com a população do Mogrão por este acontecimento.“

A nova capela possui uma relíquia de Primeiro Grau de São João Paulo II, constituindo assim a segunda da diocese a conte-la, uma vez que até então só existia outra no Santuário de Imaculada Maria em Cerejais.

A nova capela do Mogrão é a primeira da diocese Bragança-Miranda dedicada a São João Paulo II.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário