Desde o início do ano que o serviço de Ortopedia de Macedo de Cavaleiros tem recebido médicos estrangeiros que vêm ao nordeste transmontano receber formação em cirurgias da prótese do joelho, classificada com o Grau de Excelência Clínica.
Primeiro, vieram 4 profissionais da Croácia, a que se seguiram 5 brasileiros e 5 sérvios.
O diretor do serviço, Afonso Ruano, explica como chegam estes médicos ortopedistas a Macedo de Cavaleiros.
Afonso Ruano destaca o trabalho feito nos últimos tempos no país, que têm tornado Portugal numa referência para os cirurgiões da especialidade.
É, pois, um motivo de orgulho para o serviço. Afonso Ruano revela ainda que há planos para criar um centro de excelência para que mais ortopedistas possam vir aprender a Macedo de Cavaleiros.
Dia 25 deste mês, mais um profissional croata virá receber formação sobre a aplicação de próteses no joelho, e deverá ser o último deste ano. Em 2016 é provável que estas visitas se continuem a replicar.
Atualmente, no serviço que se divide em Ortopedia, em Macedo de Cavaleiros e em Traumatologia, em Bragança, trabalham 16 médicos e mais 50 profissionais, entre enfermeiros e assistentes operacionais.
Por ano, pelo serviço de Macedo de Cavaleiros, passam cerca de 1500 utentes, 250 deles para colocar próteses no joelho, uma patologia muito comum, principalmente nos mais idosos.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário