Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Médicos estrangeiros têm formação em Macedo de Cavaleiros

Desde o início do ano que o serviço de Ortopedia de Macedo de Cavaleiros tem recebido médicos estrangeiros que vêm ao nordeste transmontano receber formação em cirurgias da prótese do joelho, classificada com o Grau de Excelência Clínica.

Primeiro, vieram 4 profissionais da Croácia, a que se seguiram 5 brasileiros e 5 sérvios.

O diretor do serviço, Afonso Ruano, explica como chegam estes médicos ortopedistas a Macedo de Cavaleiros.

Afonso Ruano destaca o trabalho feito nos últimos tempos no país, que têm tornado Portugal numa referência para os cirurgiões da especialidade.

É, pois, um motivo de orgulho para o serviço. Afonso Ruano revela ainda que há planos para criar um centro de excelência para que mais ortopedistas possam vir aprender a Macedo de Cavaleiros.

Dia 25 deste mês, mais um profissional croata virá receber formação sobre a aplicação de próteses no joelho, e deverá ser o último deste ano. Em 2016 é provável que estas visitas se continuem a replicar.

Atualmente, no serviço que se divide em Ortopedia, em Macedo de Cavaleiros e em Traumatologia, em Bragança, trabalham 16 médicos e mais 50 profissionais, entre enfermeiros e assistentes operacionais.

Por ano, pelo serviço de Macedo de Cavaleiros, passam cerca de 1500 utentes, 250 deles para colocar próteses no joelho, uma patologia muito comum, principalmente nos mais idosos.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário