Os idosos que moram na freguesia de Vale das Fontes, no concelho de Vinhais, podem agora pedir ajuda, mais facilmente, em caso de emergência. Trata-se do projecto “SOS Freguesia Vale das Fontes” implementado pela Junta de Freguesia local e que permite aos idosos pedirem auxílio, bastando para isso premirem um botão.
Agora basta premir um botão para pedir ajuda.
A população desta freguesia, cada vez mais envelhecida e dispersa, divide-se pelas localidades Vale das Fontes, Nuzedo de Baixo e Minas.
Quando o Centro de Dia desta freguesia atravessada por vales e pelo rio Tuela fecha as portas, o isolamento e a solidão predomina nos lares dos cerca de 150 habitantes. Uma situação que levou a Junta de Freguesia a procurar uma forma de ajudar os idosos, em caso de emergência, como explica o autarca local Carlos Caseiro. “Esta ideia surgiu pelo facto das pessoas, cada vez mais, estarem sozinhas.
Os filhos estão emigrados, as aldeias estão a ficar cada vez mais desertificadas e a junta de freguesia e o Centro Social e Paroquial de Vale das Fontes estão preocupadas com esta situação. Com estes dispositivos é mais fácil identificarmos as pessoas que precisam de ajuda”, realça o autarca local Carlos Caseiro. A solução encontrada passa por um telemóvel com características especiais.
O equipamento possuiu um botão vermelho, que o idoso pode premir facilmente, accionando uma chamada automática para o número programado. Alguns telemóveis estão a ser programados para ligarem para familiares que se encontram mais próximos, outros são encaminhados para a própria directora técnica do Centro de Dia que, de forma voluntária está disponível para ajudar a qualquer hora do dia. “Normalmente os filhos dos idosos estão fora e, se acontece alguma coisa, é difícil pedirem ajuda. Por vezes chamam-me, mesmo à noite, e tento ajudar.
Agora vai ser mais fácil”, conta Isabel Fernandes, directora técnica do Centro Social.
Domingos Caseiro, de 82 anos, foi um dos primeiros contemplados com o telemóvel SOS. O habitante de vale das Fontes acredita que vai ser uma grande ajuda. “Acho que isto é muito bom. Muitas vezes já liguei ao presidente da junta para me levar a Vinhais, ao médico. Os meus filhos estão em Lisboa e na ilha da Madeira”, conta o habitante de Vale das Fontes. No passado Domingo foram entregues os primeiros quatro equipamentos.
O objectivo é alargar a oferta da junta de freguesia a pelo menos mais trinta idosos, ou seja, o número de utentes do Centro de Dia da freguesia.
Um projecto pioneiro de apoio aos idosos isolados que a Junta de Freguesia de Vale das Fontes acredita que vai servir de exemplo a outras localidades do interior do país.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário