Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Projecto pioneiro promete ajudar a combater o isolamento dos idosos em Vale das Fontes

Os idosos que moram na freguesia de Vale das Fontes, no concelho de Vinhais, podem agora pedir ajuda, mais facilmente, em caso de emergência. Trata-se do projecto “SOS Freguesia Vale das Fontes” implementado pela Junta de Freguesia local e que permite aos idosos pedirem auxílio, bastando para isso premirem um botão.
Agora basta premir um botão para pedir ajuda.
A população desta freguesia, cada vez mais envelhecida e dispersa, divide-se pelas localidades Vale das Fontes, Nuzedo de Baixo e Minas. 
Quando o Centro de Dia desta freguesia atravessada por vales e pelo rio Tuela fecha as portas, o isolamento e a solidão predomina nos lares dos cerca de 150 habitantes. Uma situação que levou a Junta de Freguesia a procurar uma forma de ajudar os idosos, em caso de emergência, como explica o autarca local Carlos Caseiro. “Esta ideia surgiu pelo facto das pessoas, cada vez mais, estarem sozinhas. 
Os filhos estão emigrados, as aldeias estão a ficar cada vez mais desertificadas e a junta de freguesia e o Centro Social e Paroquial de Vale das Fontes estão preocupadas com esta situação. Com estes dispositivos é mais fácil identificarmos as pessoas que precisam de ajuda”, realça o autarca local Carlos Caseiro. A solução encontrada passa por um telemóvel com características especiais. 
O equipamento possuiu um botão vermelho, que o idoso pode premir facilmente, accionando uma chamada automática para o número programado. Alguns telemóveis estão a ser programados para ligarem para familiares que se encontram mais próximos, outros são encaminhados para a própria directora técnica do Centro de Dia que, de forma voluntária está disponível para ajudar a qualquer hora do dia. “Normalmente os filhos dos idosos estão fora e, se acontece alguma coisa, é difícil pedirem ajuda. Por vezes chamam-me, mesmo à noite, e tento ajudar. 
Agora vai ser mais fácil”, conta Isabel Fernandes, directora técnica do Centro Social. 
Domingos Caseiro, de 82 anos, foi um dos primeiros contemplados com o telemóvel SOS. O habitante de vale das Fontes acredita que vai ser uma grande ajuda. “Acho que isto é muito bom. Muitas vezes já liguei ao presidente da junta para me levar a Vinhais, ao médico. Os meus filhos estão em Lisboa e na ilha da Madeira”, conta o habitante de Vale das Fontes. No passado Domingo foram entregues os primeiros quatro equipamentos. 
O objectivo é alargar a oferta da junta de freguesia a pelo menos mais trinta idosos, ou seja, o número de utentes do Centro de Dia da freguesia. 
Um projecto pioneiro de apoio aos idosos isolados que a Junta de Freguesia de Vale das Fontes acredita que vai servir de exemplo a outras localidades do interior do país. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário