Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Carne de javali já pode ser analisada gratuitamente em laboratório da UTAD

A carne de javali já pode ser analisada de forma gratuita em apenas 24 horas em Trás-os-Montes.
O serviço é disponibilizado pela Universidade de Trás-os-Montes e AltoDouro, através do Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar, com o objectivo de despistar a eventual existência do parasita trichinella, que pode provocar a doença triquinelose. 
Este ano, o serviço está a ser prestado gratuitamente graças ao financiamento conseguido pelo laboratório através da associação de apoio a caçadores e protecção da natureza Safari Clube Internacional - Lusitania Chapter. 
A investigadora Madalena Vieira Pinto explica a importância de alertar os consumidores de carne de javali para a necessidade desta análise laboratorial, que normalmente é feito apenas nos matadouros. “Em Portugal, a carne de javali é, maioritariamente para auto consumo e, por isso, não passa pelo matadouro. 
Os caçadores e as famílias que consomem esta carne, não têm acesso a este método. O risco maior para a saúde é quando a carne é preparada a baixas temperaturas”, constata a técnica de laboratório. 
A investigadora alerta para o perigo de consumir carne de javali no espeto ou em enchidos. “ Aquilo que nos recomendamos é que, sempre que pretendam utilizar a carne de javali para enchidos ou para qualquer outro tipo de confecção a baixas temperaturas, é que recorram à análise para pesquisa de trichinella, que é garantida em 24 horas”, acrescentou Madalena Vieira Pinto. 
O Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar da UTAD está a tentar sensibilizar as organizações e associações do sector da caça para que possam alertar os caçadores para a importância de analisar a carne de javali. Pelo menos durante esta época venatória, a análise é feita de forma gratuita, bastando para isso entregá-la directamente no laboratório da UTAD em Vila Real ou através do envio por correio, bastando para isso entrar em contacto com o laboratório que enviará um kit preparado para o efeito. 
A devolução do kit ao laboratório, com a carne para análise, é totalmente gratuita. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário