Pinturas de mulheres preenchem sala do Museu do Abade de Baçal até Abril
A mulher é a protagonista de um conjunto de pinturas que integram a exposição “Donna”, inaugurada ontem no Museu do Abade de Baçal, em Bragança. A pintora italiana Silvana Violante, que vive em Guimarães há 19 anos, depois de ter casado com um português, expõe pela primeira vez em Bragança.
Depois de ter começado o seu percurso profissional a pintar paisagens, a artista de 55 anos, conta que o corpo feminino é agora a sua principal inspiração. “Pinto desde pequenina, tal como o meu avô e o meu pai. Pintava paisagens e agora só pinto mulheres. Por detrás deste trabalho está um estudo sobre o corpo feminino. Acho interessante falar da mulher e exprimir um pouco daquilo que todas as mulheres sentem”, confessou a pintora.
As 12 pinturas a óleo, realistas e cheias de cor, têm ainda outro elemento importante para a artista: o gato. “Pinto mulheres e um amigo muito querido: o gato. Há um paralelo existencial entre os dois.
Fico honrada em estar aqui no Dia da Mulher, como forma de as homenagear”, acrescentou a artista, na inauguração da exposição.
Uma exposição seleccionada pelo Museu do Abade de Baçal para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que se assinalou ontem e que pode ser vista até ao próximo dia 17 Abril.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário