Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Governo criou Comissão de Acompanhamento dos Jovens Agricultores

O Governo criou a CAJA – Comissão de Acompanhamento dos Jovens Agricultores, uma comissão que funcionará na dependência do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação e que terá como missão principal promover o sucesso da instalação dos jovens agricultores. A CAJA vai igualmente avaliar o impacto do financiamento público à instalação de jovens agricultores atribuído no atual quadro comunitário de apoio e nos períodos de programação 2000 -2006 e 2007 -2013.
Esta é uma medida que o Ministro da Agricultura considera de “grande relevância para compreender o desenvolvimento do setor ao longo dos últimos anos”. Capoulas Santos já tinha dado nota da sua intenção de proceder a esta avaliação de impacto “que obrigatoriamente tem de ser levada a cabo, porque está em causa a aplicação de muitos milhões de euros de fundos públicos e é necessário perceber de que forma a aplicação desses montantes se refletiu no país”. O Ministro acrescenta: “temos de saber qual foi a taxa de sobrevivência dos projetos apoiados e a respetiva longevidade, quais foram os setores de maior sucesso, qual foi o emprego criado, enfim, quais foram os resultados obtidos”.
Por outro lado, esta comissão terá uma missão de aconselhamento prévio que vem dar resposta a uma reivindicação de longa data dos Jovens Agricultores, designadamente “analisar a atividade agrícola exercida por jovens agricultores, incluindo a fase que antecede o início de atividade, abrangendo, designadamente, as questões da formação e acompanhamento técnico, do acesso à terra, da integração no mercado e, mais especificamente, os instrumentos de apoio à instalação de jovens agricultores”, pode ler-se no despacho.
A CAJA vai também efetuar um diagnóstico dos fatores condicionantes da decisão de início de exercício da atividade agrícola; acompanhar a implementação dos projetos de instalação de jovens agricultores objeto de financiamento público; avaliar os resultados das políticas públicas de apoio aos jovens agricultores; e propor medidas tendentes à superação dos estrangulamentos identificados.
Esta nova entidade será composta por representantes de cada uma das seguintes entidades e organizações:
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), que coordena; Direção -Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P.; Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado PDR2020; Direções Regionais de Agricultura e Pescas; Associação dos Jovens Agricultores de Portugal e Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural.
Terá ainda uma comissão consultiva, constituída por representantes das seguintes organizações representativas dos agricultores de âmbito nacional:
Confederação dos Agricultores de Portugal; Confederação Nacional da Agricultura e Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.
O Despacho de criação da CAJA sublinha que “a importância do rejuvenescimento do setor agrícola fundamenta um acompanhamento particular dos jovens agricultores, na medida em que estes representam a participação na agricultura de capital humano com grau de formação elevado, capacidade inovadora, apetência pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e visão multidisciplinar relevante” e conclui que “estes são aspetos essenciais no aumento do valor gerado pela agricultura”.

Gazeta Rural

Sem comentários:

Enviar um comentário