Um novo foco da vespa da galha do castanheiro foi detectada em dois soutos em Cova de Lua, Espinhosela, concelho de Bragança. As duas plantações são novas e pertencem ao mesmo produtor, tendo cerca de 200 castanheiros.
Depois de detectada a infestação, a junta de freguesia mobilizou os funcionários da para inspeccionar estes soutos, retirar e destruir “os mais de 200 casulos encontrados”, de forma a “atenuar e minimizar o aparecimento da vespa e evitar que se transmita aos castanheiros mais velhos”, explicou o presidente da junta de freguesia de Espinhosela, Telmo Afonso.
No caso destes novos soutos plantados, Telmo Afonso explica que o próprio produtor afectado desconhece a origem dos castanheiros plantados.
“Ele tinha aquelas dia terras, que mandou plantar, ele não sabe o que é a vespa da galha do castanheiro, não conhece muito bem quem lhe plantou os castanheiros nem de onde vieram as árvores”, lamentou.
O responsável autárquico critica a falta de controlo sanitário na venda de castanheiros, o que na sua opinião terá contribuído para o alastrar desta praga:
“Esta compra de forma quase desorganizada não foi bem controlada pelas entidades oficiais, vendem-se castanheiros na feira de indivíduos sem viveiros e que não têm nenhum certificado de qualidade da planta”, salientou.
A freguesia de Espinhosela produz anualmente cerca de 1000 toneladas de castanha.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário