Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Soutos em Cova de Lua, Espinhosela, infectados com vespa do castanheiro

Um novo foco da vespa da galha do castanheiro foi detectada em dois soutos em Cova de Lua, Espinhosela, concelho de Bragança. As duas plantações são novas e pertencem ao mesmo produtor, tendo cerca de 200 castanheiros.
Depois de detectada a infestação, a junta de freguesia mobilizou os funcionários da para inspeccionar estes soutos, retirar e destruir “os mais de 200 casulos encontrados”, de forma a “atenuar e minimizar o aparecimento da vespa e evitar que se transmita aos castanheiros mais velhos”, explicou o presidente da junta de freguesia de Espinhosela, Telmo Afonso.

No caso destes novos soutos plantados, Telmo Afonso explica que o próprio produtor afectado desconhece a origem dos castanheiros plantados.

“Ele tinha aquelas dia terras, que mandou plantar, ele não sabe o que é a vespa da galha do castanheiro, não conhece muito bem quem lhe plantou os castanheiros nem de onde vieram as árvores”, lamentou.

O responsável autárquico critica a falta de controlo sanitário na venda de castanheiros, o que na sua opinião terá contribuído para o alastrar desta praga:

“Esta compra de forma quase desorganizada não foi bem controlada pelas entidades oficiais, vendem-se castanheiros na feira de indivíduos sem viveiros e que não têm nenhum certificado de qualidade da planta”, salientou.

A freguesia de Espinhosela produz anualmente cerca de 1000 toneladas de castanha. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário