Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

“Percursos” traz obras inéditas a Macedo de Cavaleiros

Pela primeira vez a expôr em Macedo de Cavaleiros, Maria Rafaela inaugurou no passado sábado a sua exposição de pintura “Percursos”.
Um convite feito por parte de Inês Falcão, alguém que admira as suas obras e que levou à execução de pinturas feitas propositadamente para esta exposição.

Maria Rafaela, fala-nos um pouco da sua inspiração para estas pinturas.

“É um trabalho que eu já desenvolvo há muitos anos embora com diferentes percursos, aliás chamo-lhe “percursos interiores” porque alguma sobras que estão aqui não são de 2017. Denotam sempre a diferença que há, mas a diferença é mínima porque eu acho que tenho a minha identidade e tem sido uma constante já de há muitos anos, 20 ou 30. Embora os elementos ou a composição sejam um bocado diferentes tenho evoluído a nível de composição. Nos elementos, que é quase sempre a figura feminina, de olhos fechados, numa atitude de introspeção.”
“Uma vontade de passar alguma coisa para as telas” é assim que a pintora define o início do seu envolvimento com este tipo de arte. Admitindo que são poucas as exposições individuais que faz, revela o seu contentamento com este convite a Trás-os-Montes.

“Para mim foi uma novidade, achar que há pessoas, e aqui pelos vistos, eu acho que  Inês Falcão é uma pessoa que me fez um convite sem me conhecer, conheceu a minha obra e não conhecia. Isso é muito bom para um artista, porque quando a gente conhece alguém convida-se porque se conhece. Quando só nos fazem o convite pela obra, isso mais gratificante é.”

Duarte Moreno, Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, afirma que esta é uma forma de trazer arte a todos os Macedenses.

“Trazer pessoas que são consagradas a nível Nacional e também Internacional, como é o caso da Maria Rafaela que nestes seus “percursos interiores” têm uma particularidade; é a primeira vez que expõe mas é já a terceira vez que está cá. Conhece muito bem  espaço, veio cá ver como funcionava e grande parte das telas foram feitas propositadamente para estar aqui hoje. O que significa que a Maria Rafaela teve um grande trabalho até chegarmos à inauguração do dai de hoje. A cultura em Macedo de Cavaleiros através das telas, das esculturas.”

Uma exposição com 29 obras que pretendem realçar a beleza do feminino, que decorreu no Centro Cultural em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário