segunda-feira, 2 de julho de 2018

Macedo que fixar jovens quadros com regresso de formação superior e promoção do empreendedorismo

Macedo de Cavaleiros vai desenvolver o projecto Side Up, um sistema integrado de desenvolvimento económico que vai juntar formação e empreendedorismo, que surge de uma parceria entre a autarquia, associação comercial, Instituto Politécnico de Bragança e a incubadora de empresas BLC3.
O objectivo é, segundo o presidente do município, Benjamim Rodrigues, ajudar a criar dinamismo de forma a fixar população, nomeadamente jovens quadros. “Ao estarmos a fazer isto em intercâmbio e criando cursos que estão directamente ligados aos jovens empresários, estão ligados à criação de start ups, de novas empresas, estamos também a criar condições para que elas se sustentem e consigam manter-se, desta forma ao termos público jovem que vem para cá estudar, estamos a criar condições para fixar os jovens de cá e não só”, avançou.

O projecto foi apresentado este sábado no Simpósio sobre “O impacto do ensino superior na sustentabilidade e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade”.

Para já são esperados entre 60 a 80 alunos em 4 a 5 cursos técnicos superiores profissionais.

Uma iniciativa que conta com o apoio da secretaria de estado do ensino superior, tendo estado presente na cerimónia de assinatura destes protocolos a secretária de estado Fernanda Rollo. “É sobretudo uma visão para o futuro, seleccionando em que áreas concretas quer apostar e vai investir, quais os factores positivos de coesão, de desenvolvimento e bem-estar. A partir daí há a percepção de que hoje em dia isso decorre da capacidade dos seus recursos humanos em termos de qualificação e de formação. O protocolo com o IPB é da maior importância”, considera.

A escola de negócios que vai nascer em breve surgiu de uma sugestão dos próprios empresários da região, salientou o vice-presidente do IPB Orlando Rodrigues. “Materializar-se-á sobretudo no desenvolvimento de formações muito orientadas para empresários e não só, mas muito na perspectiva de criar negócios e economia. Pretendemos que se traduza em formações muito inovadoras, e não apenas em formações clássicas. Queremos envolver os empresários e os potenciais criadores de empresas em reflexões conjuntas, que permitam pensar os seus negócios de forma inovadora, criando redes e potenciando estratégias de inovação individuais e conjuntas”, salientou.

A oferta formativa de ensino superior volta já em Setembro a Macedo de Cavaleiros depois da assinatura do protocolo para criação de cursos TESP, que vão funcionar nas instalações do antigo Piaget. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário