Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Macedo que fixar jovens quadros com regresso de formação superior e promoção do empreendedorismo

Macedo de Cavaleiros vai desenvolver o projecto Side Up, um sistema integrado de desenvolvimento económico que vai juntar formação e empreendedorismo, que surge de uma parceria entre a autarquia, associação comercial, Instituto Politécnico de Bragança e a incubadora de empresas BLC3.
O objectivo é, segundo o presidente do município, Benjamim Rodrigues, ajudar a criar dinamismo de forma a fixar população, nomeadamente jovens quadros. “Ao estarmos a fazer isto em intercâmbio e criando cursos que estão directamente ligados aos jovens empresários, estão ligados à criação de start ups, de novas empresas, estamos também a criar condições para que elas se sustentem e consigam manter-se, desta forma ao termos público jovem que vem para cá estudar, estamos a criar condições para fixar os jovens de cá e não só”, avançou.

O projecto foi apresentado este sábado no Simpósio sobre “O impacto do ensino superior na sustentabilidade e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade”.

Para já são esperados entre 60 a 80 alunos em 4 a 5 cursos técnicos superiores profissionais.

Uma iniciativa que conta com o apoio da secretaria de estado do ensino superior, tendo estado presente na cerimónia de assinatura destes protocolos a secretária de estado Fernanda Rollo. “É sobretudo uma visão para o futuro, seleccionando em que áreas concretas quer apostar e vai investir, quais os factores positivos de coesão, de desenvolvimento e bem-estar. A partir daí há a percepção de que hoje em dia isso decorre da capacidade dos seus recursos humanos em termos de qualificação e de formação. O protocolo com o IPB é da maior importância”, considera.

A escola de negócios que vai nascer em breve surgiu de uma sugestão dos próprios empresários da região, salientou o vice-presidente do IPB Orlando Rodrigues. “Materializar-se-á sobretudo no desenvolvimento de formações muito orientadas para empresários e não só, mas muito na perspectiva de criar negócios e economia. Pretendemos que se traduza em formações muito inovadoras, e não apenas em formações clássicas. Queremos envolver os empresários e os potenciais criadores de empresas em reflexões conjuntas, que permitam pensar os seus negócios de forma inovadora, criando redes e potenciando estratégias de inovação individuais e conjuntas”, salientou.

A oferta formativa de ensino superior volta já em Setembro a Macedo de Cavaleiros depois da assinatura do protocolo para criação de cursos TESP, que vão funcionar nas instalações do antigo Piaget. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário