Ontem, às 11h05 foi realizado o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico "A Terra Treme".
Este foi o toque para alertar os alunos, professores e funcionários que algo não estava bem. Foi o primeiro sinal a ecoar esta manhã durante um simulacro, na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, promovido pela Autoridade Nacional para a Protecção Civil «A escola treme». O objectivo é ensinar aos alunos quais os passos a seguir, em caso de sismo.
Beatriz Pires, de 13 anos que frequenta o 8º ano destacou a importância da realização do simulacro. “Se houver um sismo verdadeiro, nós já estamos prevenidos e já sabemos como actuar nesses casos. Se fosse em contexto real eu já não entrava em pânico”, referiu a aluna. Já a sua colega, Maria Afonso, de 12 anos, acrescenta “que se houver um terramoto já estamos ensinados para o pior e como reagir nestas situações”.
Antes do horário marcado, foi explicado aos alunos como proceder em caso de sismo, através de um filme, como contou o segundo comandante distrital da protecção Civil, Rómulo Pinto.
“Esta é uma iniciativa que integra a estratégia nacional preventiva, que visa capacitar a população para saber agir em caso de sismo”, destacou segundo comandante distrital da protecção Civil, que num balanço salientou que “o exercício correu bastante bem e os alunos fizeram os três gestos e foram deslocados para o ponto de encontro, com bastante normalidade”, referiu.
O director do Agrupamento Emídio Garcia, Eduardo Santos, salientou “que é sempre importante as escolas estarem atentas a estas questões de segurança. Aproveitamos também este dia para realizar o exercício de evacuação da escola que correu dentro da normalidade”.
O Simulacro «A terra treme» foi um exercício nacional e convidou a população a realizar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.
A Autoridade Nacional para a Protecção Civil chama a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adoptar em caso de sismo e que podem salvar vidas.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário